Edição 136/2008

 
  • Xaxado

    O xaxado, bailado típico do interior do Pernambuco, foi popularizado pelos cangaceiros de Lampião. Neste tipo de dança os homens fazem uma fila indiana e dançam em círculo ao som da zabumba. Suas vitórias eram comemoradas desta maneira.
 
 
  • Garfo

    Na Tailândia, usar garfo para levar comida à boca é considerado vergonhoso. Para comer, os tailandeses levam o garfo com comida até uma colher, para depois colocá-la na boca.
 
 
  • Gastos com Cultura

    A população da Noruega é a que mais gasta dinheiro em livros. Cada norueguês, segundo uma pesquisa feita no ano 2000, gasta em média 130 dólares em livros por ano. Em seguida estão os alemães e os finlandeses
   
 
  • Olhos de Gato

    Gatos possuem uma camada no fundo dos olhos que reflete luz. Esta camada, chamada "tapetum lucidum", absorve a luz seis vezes mais do que um olho humano pode absorver, possibilitando ao gato uma visão mais apurada à noite.
   
 
  • Origami

    No Japão, o principal enfeite de natal utilizado pela população católica do país é um origami em forma de cisne, colocado na árvore de natal como símbolo de paz.
   
 
  • Ferradura

    Com a preocupação em proteger as patas dos cavalos que montavam, os romanos desenvolveram uma espécie de calçamento para seus animais tal como uma sandália. Só mais tarde, por volta do ano 50, a ferradura foi criada, mostrando-se mais eficiente que a anterior por permanecer presa ao casco do cavalo.
   
 
  • Ciclone

    Um ciclone que provocou ventos de 193 quilômetros por hora e ondas de 20 metros de altura no Taiti, varreu aldeias inteiras, fazendo até mesmo ilhas desaparecerem. Ocorrido em fevereiro de 1906, o ciclone causou a morte de cerca de 10 mil pessoas.
   
 
  • Tocha da Paz

    A tocha olímpica carregada por Yoshinori Sakai nas Olimpíadas de 1964, realizadas em Tóquio no Japão, recebeu destaque da imprensa mundial. Sakai nasceu em Hiroshima, no mesmo dia em que a cidade foi atingida pela bomba atômica.
   
 
  • Pára-Raios

    Ao inventar o pára-raios no século 18, Benjamin Franklin foi duramente criticado e condenado pela Igreja, que considerava sua invenção uma obra do diabo.
   
 
  • Alegre- Veado

    A antiga cidade de Veado, teve seu nome mudado para Guacuí. Localizada no Espírito Santo e vizinha da cidade Alegre, era abastecida de energia elétrica por uma empresa local com o curioso nome Companhia de Eletricidade Alegre-Veado.
   
 
  • Pequim- Paris

    Uma corrida envolvendo cinco automóveis, saíndo de Pequim na China em direção a Paris foi realizada em junho de 1907. Os corredores percorreram uma rota de aproximadamente 12.000 quilômetros de estradas de terra. O vencedor chegou a ficar atolado em um pântano, enfrentou incêndios e foi detido por um oficial belga que não acreditava que o veículo em alta velocidade fosse participante de uma corrida.
   
 
  • Ilha do Bananal

    A Ilha do Bananal em Tocantins, com uma área de 20 mil quilômetros quadrados, equivalente ao estado de Sergipe é considerada a maior ilha fluvial do mundo.
   
 
  • Boituva

    A cidade de Boituva, localizada no interior de São Paulo, é também conhecida como capital do pára-quedismo. Em outras épocas teve o título de "terra do abacaxi" devido à cultura em grande escala dessa fruta.
   
 
  • Espinafre

    O ácido oxálico e o nitrato, substâncias encontradas no espinafre, podem ser prejudiciais à saúde. Tais substâncias podem causar uma diminuição na absorção de cálcio pelo corpo, bem como uma contaminação por nitrito, substância tóxica proveniente do nitrato. Na década de 40 foram registrados casos de óbitos entre crianças americanas alimentadas com grande quantidade de espinafre.
   
 
  • Ornitorrinco

    O ornitorrinco, animal que vive às margens dos rios e banhados da Australia e da Tasmania, pertence à ordem dos Monotremados. Nasce com bico e dentes, é peludo, suas patas dianteiras são como asas e as traseiras possuem esporões venenosos. Além disso, esse animal bota ovos, choca e depois amamenta seus filhotes.
   
 
  • Cajueiro

    A praia de Pirangi no litoral do Rio Grande do Norte, abriga o maior cajueiro do mundo. Sua área é de 400 metros quadrados.
  • É um Pássaro?

    A cortada de um jogador de vôlei profissional pode atingir velocidades superiores
   
 

Anterior                                                                                                    Próxima >>

Melhor visualizada em 800x600 4.00 ou superior Microsoft 
Copyright© 1996/2008  Netmarket Internet Brasil
Todos os direitos reservados.