Publicidade em Crise na
Internet
Seja como meio de negócios ou como veículo de comunicação, a
Internet continua em crise de identidade. Muitas empresas que se
aventuraram nesse ramo já fecharam suas portas e muitos sites criados
no "boom" da era digital, desapareceram.
Agora,
é a vez da crise da publicidade na Internet. O banner, usual formato de
anúncio on-line, está caindo em desgraça.
Agências web, portais e anunciantes reconhecem que os banners já não fazem o
mesmo efeito que há alguns poucos anos. A porcentagem de cliques por anúncio
caiu significativamente, contribuindo ainda mais para diminuir o retorno
dos anunciantes e a credibilidade da Internet como eficiente meio de
comunicação. Com a redução dos investimentos em publicidade na
Internet, a cobrança por resultados aumenta de todos os lados.
A
disputa selvagem pelo tão valioso click do visitante gerou o mais
enervante sub-produto do marketing na Internet: a janela pop-up. Poucos
são os usuários que não se irritam com esta invasão descarada, que
fica no caminho da informação. É um anúncio dos mais invasivos e
irritantes, tanto que já surgiram programas criados para fechar
automaticamente as janelas que se abrem sem permissão. Um deles é o
Pop-Up Stopper, da Panicware, que já passou da versão 2.0 (http://files.panicware.net/PopUpStopper22.exe).
Nem banner, nem pop-up. Então, qual a solução para o problema da
publicidade na Internet? Especialistas estudam alternativas. A mais
usada atualmente é a opção do banner em formato maior, para chamar
mais a atenção do visitante. Isso, além de consumir mais tempo para
carregar, deixa a navegação do internauta mais lenta. Alguns têm
apresentado idéias mais criativas, como banners animados e comerciais
intrusivos.
Mas,
será que alguém está lembrando de pensar no cliente? Talvez, em
parte, a culpa seja do próprio usuário que visita os portais. Bajulado
pelas dot coms, o internauta foi acostumado ao acesso gratuito e não
quer pagar mensalidade para acessar um bom site de notícias. Essa
cultura acaba provocando uma enxurrada de propaganda nos principais
portais e sites, especialmente os de acesso gratuito.
O
banner perdeu efeito porque tornou-se comum, disputando pequenos espaços
em quase todos os sites e poluindo a tela do usuário da Internet.
Poucos são os portais que dão exclusividade a um único anunciante.
Por
natureza, os banners são distrativos, pois desviam a atenção do site
em visitação. Ao contrário da propaganda em outras mídias (jornal,
revista e TV, por exemplo), quando clica-se em um banner na Internet
interrompe-se a navegação em curso para iniciar uma nova, em outro web
site.
Com
isso, os portais ficaram poluídos, com muitos lugares para clicar e
excesso de informações. Isso assusta e intimida qualquer usuário
menos experimentado na web. A solução dos banners maiores, já
utilizada em sites como CNN Brasil (www.cnn.com.br/brasil),
está piorando esta situação. Talvez uma parceria maior entre portais,
anunciantes e web-designers, com foco no cliente, gere uma resposta
melhor para este problema. É preciso ter sempre em mente que a maioria
dos usuários da Internet busca três fatores: simplicidade, agilidade e
comodidade. Conteúdo mais objetivo e "mentalmente ergonômico"
e menor poluição visual podem ser diferenciais importantes a partir de
agora. Uma alternativa a ser estudada é a adoção de patrocínios
direcionados ou seleção optativa de propaganda.
Afinal, Internet não
é televisão (ao menos por enquanto). Deixados à sorte dos portais e
anunciantes, daqui a pouco estaremos navegando em sites com duas, três
ou mais janelas pop-up. Até lá, espero já ter instalado o Pop-up
Stopper em todos os meus micros.
|
|
|