Provedores de Internet
discada sofrem com crescimento da banda larga
A America Online não é mais a única com problemas na
Internet. Na semana passada, a companhia disse que o número de assinantes de
seu provedor de Internet, de longe o maior dos EUA, tinha caído no quarto
trimestre, a primeira queda em sua história, contribuindo ainda mais com a angústia
de sua matriz, a AOL Time Warner.
Mas executivos na divisão America Online pelo menos podem se consolar com o
fato de que compartilham esse problema com outros provedores de acesso discado
à Internet, EarthLink e MSN da Microsoft, que também estão vendo quedas no número
de assinantes.
O problema é a velocidade. Os consumidores têm abandonado seus serviços
discados e os trocado por um serviço mais veloz, chamado banda larga. A AOL e
outros líderes da Internet discada oferecem serviço de banda larga, mas os últimos
resultados trimestrais mostram que os consumidores estão fugindo dessas
ofertas, apesar do aumento das promoções. Em vez disso, eles estão optando
por serviços de banda larga oferecidos por companhias de cabo e telefonia.
"As pessoas ainda recorrem às companhias telefônicas e aqueles
acostumados com o serviço de cabo vão diretamente à banda larga", disse
Jed Kolko, analista da Forrester Research.
Os resultados finais não são de todas as companhias, mas parece que as
assinaturas de banda larga nos Estados Unidos aumentaram para cerca de 16 milhões
no fim do ano em relação aos 10 milhões de um ano antes, dentre um total de
60 milhões de lares conectados à Internet. A oferta de banda larga pelos três
grandes serviços discados totaliza não mais que 2 milhões de assinantes.
Um recente estudo da Nielsen/NetRating revelou que o número de pessoas que se
conectam à Internet em casa com a conexão discada na verdade tinha começado a
cair conforme o número de usuários de banda larga aumentou 59% no ano passado.
"Estamos surpresos com a rápida aceleração da adoção da banda larga
nos lares", disse Bob Visse, diretor de marketing para o MSN na Microsoft.
No fim do ano, a America Online tinha 26,5 milhões de assinantes, uma perda de
176 mil em relação ao trimestre anterior. Para o ano passado, ela ganhou
apenas 1,2 milhão de assinantes, muito menos do que os 3,7 milhões que ganhou
em 2001.
A AOL disse que suas campanhas de marketing foram menos efetivas do que o
esperado no quarto trimestre. Como resultado, o número de assinantes de
Internet discada pagando uma mensalidade de US$23,90 ao mês cresceu pouco.
Mas a AOL reduziu o número de clientes que têm serviço gratuito ou com
descontos em uma tentativa de impedi-los de cancelar sua assinatura.
No fim do ano, a AOL tinha cerca de 650 mil assinantes de banda larga, um
aumento muito pequeno no quarto trimestre, apesar de uma nova campanha de
televisão e de uma forte promoção de seu serviço.
Por Saul Hansell
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