Uma das reclamações mais comuns dos usuários de Windows é a lentidão
no boot (o processo de ligar e desligar do PC) da máquina. Desligar o PC toda
noite pode economizar energia, mas nos faz perder um tempo precioso na hora de
sair e entrar no Windows. Botar a máquina para dormir e reduzir o números de
programas que são excutados junto com o Windows ajudam a reduzir o estresse
provocado pela lentidão do liga-e-desliga.
Também a organização de pastas e arquivos e a configuração de alguns
recursos do Windows facilitam o uso do PC. Veja abaixo as dicas da seção
"Boot & Organização":
Bote o PC para dormir: Ativar o
recurso de hibernação pode ser uma ótima saída para economizar tempo. Quando
você precisa do PC novamente, a hibernação restaura rapidamente qualquer
aplicação que estava sendo executada quando a máquina foi posta para dormir.
Infelizmente, nem todo computador pode hibernar. Windows 9x com disco rígido de
FAT32, não podem. No Windows 2000 e XP: entre no gerenciador de energia. Menu Iniciar/Configurações/Painel
de controle/Opções de energia. Clique na aba Hibernar e veja se a máquina
atende às exigências de espaço em disco. Normalmente, o espaço em disco
necessário equivale à memória RAM do computador: 128 MB, 256 MB, 512 MB...
Clique em OK após verificar os requisitos. Na próxima vez que for desligar o
micro, em vez de optar por Desligar, escolha Hibernar.
Se você não pode usar o
recurso Hibernar, tente reduzir o número de aplicações que inicializam junto
com o Windows. Normalmente, os programas que aparecem automaticamente na Bandeja
do sistema (aquele espaçozinho ao lado do relógio, no canto inferior direito
da tela) iniciam junto com Windows. Então, entre nas configurações desses
programas e desabilite "Iniciar com o Windows" (Launch with Startup).
Não é assim tão, simples? Então baixe um software da rede para ajudá-lo. A
dica aqui (que não é minha, mas de Scott Dunn, colunista da PC World
americana, é o Startup
Control Panel. Trata-se de um freeware bem leve permite visualizar e
desmarcar todos os itens que carregam automaticamente com o Windows.
O arquivo que você deseja ver abre, misteriosamente, por um programa não-desejado.
Para resolver esse problema, associe uma extensão de arquivo com um tipo de
arquivo: clique em Iniciar/Configurações/Painel de controle/Opções de
pastas. Na aba Tipos de arquivo, clique em Novo para criar um novo tipo de
arquivo que estará associado à extensão daquele arquivo. Ou, clique nos tipos
de arquivos existentes.
Para executar um programa como
um botão na barra de tarefas ou como uma janela maximizada. Clique em Iniciar/Configurações/Barra
de tarefas & menu Iniciar. Clique na aba Avançado e depois no botão
Avançado
Na pasta Menu Iniciar, localize e selecione o atalho do programa que você quer
executar. No menu Arquivo, clique em Propriedades e depois na aba Atalho. No
campo Executar, selecione Minimizado se você quer que o programa abra como botão
na barra de tarefas, ou Maximizado, se você quer que o programa abra como uma
janela em tela cheia
Executar um programa como um botão na barra de tarefas é útil para atalhos de
programa no seu menu Iniciar. Para usar o programa, clique no botão. Executar
um programa no modo Maximizado é útil para itens que você normalmente executa
em tela normal, como seu processador de textos. Toda vez que iniciar o programa,
ele abrirá em tela normal.
Crie atalhos das pastas mais
acessadas para ganhar tempo. Crie um submenu para seus atalhos no menu Iniciar
(Botão direito do mouse em Iniciar/Abrir, selecionar
Arquivo/Novo/Pasta e quando o ícone da nova pasta aparecer, digite o nome e
tecle Enter. Você pode adicionar atalhos para essa pasta arrastando para ela
outra (s) pasta (s) com o botão direito do mouse e escolhendo "Criar
atalho aqui".
Para iniciar um programa usando
o comando Executar, clique em Iniciar e depois em Executar. No campo Abrir,
digite o caminho do item que você deseja abrir ou clique em Procurar para
localizá-lo. O comando Executar pode ser usado também para abrir pastas, diretórios
compartilhados, drives de rede e até acessar sites. É só digitar o caminho no
campo Abrir e clicar em OK. O programa se encarrega do resto.
Muita janela aberta? Minimize
tudo. Não importa quantas janelas você tenha aberta, sempre é possível
minimizá-las de uma vez só clicando-se no botão Mostrar área de trabalho, na
barra Inicialização rápida, ao lado do menu Iniciar. Se mudar de idéia e não
quiser usar a área de trabalho, basta clicar no ícone novamente e restaurar
todos as janelas. Se você não estiver vendo o botão "Mostrar área de
trabalho", clique com o botão direito do mouse em uma parte vazia da Barra
de Tarefas, escolha Barras de ferramentas e clique em "Inicialização rápida".
O recurso Documentos, no menu Iniciar, permite reabrir rapidamente arquivos
mexidos recentemente, mas apenas os 15 últimos são listados. O que fazer para
abrir um documento mais antigo sem ter de procurá-lo? Faça um atalho da pasta
Documentos na sua Área de Trabalho. Localize a pasta Recent pelo Windows
Explorer ou pelo menu Iniciar/Localizar/Pastas e arquivos (a localização
depende da versão do Windows). Uma vez localizada a pasta, clique nela com o
botão direito do mouse e arraste para a Área de trabalho. Ao soltar o botão,
escolha a opção "Criar atalho aqui".
Bônus 1: crie o hábito de apagar os atalhos para documentos muito
velhos ou que você sabe que não precisará mais acessar.
Bônus 2: para limpar todo o conteúdo dos documentos recentes, clique em
Iniciar/Configurações/Barra de Tarefas & Menu iniciar/. Na aba Avançado,
aberte o botão Limpar para remover os registros de documentos, programas, sites
e images recentes.