|
A incrível história da
promoção que deu errado
O episódio dos diamantes desprezados mostra que muitas vezes o planejado não
acontece como se espera. Mas também que é possível dar a volta por cima e
acertar com o inesperado.
Alexandre Pajola
Johan de Boer, famoso joalheiro holandês, pensou em uma promoção de comemoração
para os 10 anos de sua joalheria e também para aumentar o movimento de
clientes. A idéia logo apareceu. Era cara, mas não tinha como dar errado –
os clientes viriam voando para a loja.
Ele planejou enviar diamantes para cerca de 4 mil de seus melhores clientes. A
maior parte deles falsos, apenas 200 verdadeiros. Junto seguia uma carta
informando que a pessoa deveria comparecer à loja para verificar se o diamante
era autêntico.
Dias depois das cartas terem sido enviadas apenas 35 clientes apareceram. Johan
achou estranho. Como? Menos de 1% de meus clientes não estariam interessados
em saber se ganharam um diamante de verdade?
Ligou para alguns deles e descobriu que uns nem sequer tinham aberto a carta e
outros não acreditaram que aquilo poderia ser verdade. Os diamantes, falsos ou
não, simplesmente foram parar no lixo.
Johan sentiu um pouco de desespero, pois a promoção que tinha tudo para dar
certo foi por água abaixo. Numa conversa com um amigo lamentou o ocorrido. Este
amigo comentou com um vizinho, repórter de um jornal, que ficou muito
interessado pela história e contatou Johan, que no início ficou receoso de se
expor. Todos iriam rir dele. Mas o que tinha a perder?
A matéria foi publicada e em pouco tempo todos já sabiam do fracasso da
campanha de Johan. O boca-a-boca sobre a possibilidade de encontrar diamantes no
lixo foi contagiante. No final da história as pedras verdadeiras não foram
encontradas, mas a promoção de Johan foi um dos fatos mais comentados da
semana. A joalheria finalmente encheu.
Esta história mostra que mesmo quando você acha que tudo deu errado ainda é
possível reverter a situação. Até o erro pode se tornar um caminho correto
para atingir o objetivo. Conseguir isto não é fácil – Johan deu sorte (ou
até planejou) ao conseguir que sua “péssima” campanha virasse notícia.
Muitos não gostariam de se expor (arriscar) tanto.
Na vida poucas coisas saem como o planejado. Se você tem uma idéia que parece
arriscada e carrega uma certa dose de originalidade, capaz de fazer com que pelo
menos uma pessoa se anime para comentar com a outra, acredite e vá em frente. E
se ela der errado, torça e se esforce para encontrar o caminho para dar a volta
por cima.
A história dos diamantes desprezados pode ser conferida em maiores detalhes em
português na BBC
e em inglês na Ananova.
[Webinsider].
|
|
|