Microsoft
testa televisão via Web
A Microsoft e a companhia de telecomunicações suíça Swisscom
anunciaram ontem que vão começar os primeiros testes comerciais com um
produto da gigante do software que permite a transmissão de programação
de TV por linhas telefônicas de alta velocidade.
Os testes, em 600 casas
suíças, vão começar em setembro e vão gerar um lançamento completo
em 2005. O anúncio marca o crescente interesse das companhias telefônicas
em fornecerem serviços de mídia capazes de minimizar o impacto da
queda de receita de chamadas de voz.
A Swisscom vai fornecer
aos consumidores até 30 canais, incluindo cinco canais pagos
separadamente, e um conversor que poderá gravar os programas favoritos
do usuário em disco rígido.
Os canais serão
transmitidos via linhas ADSL e a Microsoft chama o seu produto de
Internet Protocol Television (IPTV), porque usa conexões de alta
velocidade com a Internet. Entre outras empresas que estão testando a
plataforma IPTV estão as norte-americanas SBC e Bell Canada e a indiana
Reliance Infocomm.
Na semana passada, a
companhia de TV por assinatura BSkyB assinou um acordo para oferecer os
canais premium Sky Sports e Sky Movie por linhas telefônicas,
expandindo sua atuação em satélite e cabo. Os fornecedores de banda
larga da Europa vêem a TV como sua próxima fonte de receitas, afirmam
as empresas de telecomunicações.
A alemã T-Online já
colocou um dos pés neste novo mercado ao assinar um acordo com a
Fujitsu-Siemens para o lançamento de um decodificador de televisão. Os
analistas consideram a aposta arriscada porque acreditam que os
fornecedores de banda larga não conseguem enviar um sinal de alta
qualidade pelas atuais conexões ADSL instaladas.
A Swisscom afirma que
terá qualidade de vídeo com entre 1,2 e 1,4 megabit por segundo, taxa
duas vezes maior que a maioria das conexões ADSL usadas por
consumidores europeus.
Reuters
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