Americanos já alugam DVDs pela internet

PEDRO DIAS LEITE
da Folha de S.Paulo, em Nova York

Talvez os norte-americanos tenham cansado do "boa noite" automatizado do atendente da locadora. Talvez seja só mais uma bolha "pontocom". Mas o fato é que o aluguel de DVDs pelo correio, em que o cliente escolhe o filme pelo site na internet, ganhou tanto espaço nos EUA que levou até a gigante Blockbuster a entrar na disputa, para não ficar para trás no mercado.

No aluguel de DVDs pela internet, os filmes sempre estão disponíveis, não há filas e o cliente pode ficar quanto tempo quiser com o disco, sem multas por atraso na devolução. Ir à locadora na chuva no domingo à noite é coisa do passado.

No final do mês passado, o maior serviço de entrega de DVDs pelo correio dos EUA, o Netflix, atingiu a marca de 3 milhões de assinantes. O plano, segundo informou a empresa à Folha, é chegar a 4 milhões até o final deste ano.

A Blockbuster, que lançou o serviço de entrega pela internet há apenas oito meses, já tem 750 mil assinantes e vai investir US$ 120 milhões neste ano só na expansão do aluguel on-line de DVDs, conforme informou aos investidores.

"Com base no sucesso nessa área, estamos acelerando nossos investimentos na Blockbuster on-line, com o objetivo de chegar a mais de 2 milhões de assinantes até o primeiro quadrimestre de 2006", disse o CEO da empresa, John Antioco.

Outra competidora de peso -a Wal-Mart- também lançou o serviço há pouco tempo.

Funcionamento

O esquema é simples: o cliente faz na internet uma lista dos filmes que quer assistir e começa a receber pelo correio, na ordem em que colocou. Depois de assistir ao DVD, devolve pelo correio (o envelope vem junto com o filme). Um ou dois dias depois, chegam os próximos da lista. Não há limite de filmes por mês nem prazo de entrega, e o preço é fixo.

No Netflix, o plano em que o cliente pode ficar com três DVDs ao mesmo tempo custa US$ 18 por mês (cerca de R$ 50). Depois de assistir aos filmes, vai devolvendo pelo correio e recebe os próximos da lista. Não é preciso devolver os três ao mesmo tempo. A cada um que é devolvido, outro é recebido em seguida.

Na Blockbuster, o mesmo plano sai por US$ 15 (em torno de R$ 40). Mas há outros planos. Para quem deixa o sofá com o formato do próprio corpo de tanto ver filmes, o Netflix tem um plano de US$ 48 mensais (R$ 130) para oito DVDs ao mesmo tempo. O menor plano é de dois discos. Normalmente, demora de um a dois dias, no máximo três, para que o novo disco chegue.

A oferta é maior que a de qualquer locadora de vídeo. O Netflix tem 40 mil títulos, e a Blockbuster, 30 mil. Um repórter do "The New York Times" disse que recebeu, pelo Netflix, "Os Incríveis" pelo correio no mesmo dia do lançamento.

Logística

A logística do negócio é complicada. Para fazer esse serviço, o Netflix tem mais de 30 centros de distribuição. A Blockbuster tem 23, planeja abrir mais sete até junho e tem um plano audacioso até o final do ano: quer transformar as suas mais de 4.500 lojas nos EUA em centros de distribuição. O Wal-Mart conta com 14.

Um dos temas que devem intrigar os consumidores brasileiros é quase banal nos EUA. DVDs extraviados no correio ou riscados não são um problema. O cliente simplesmente comunica a loja, que manda um disco novo. Só há investigações, obviamente, se o "extravio" se tornar freqüente.

Competição

A crescente competição está levando as empresas a inovar nesse mercado. O Netflix lançou um plano familiar, em que cada um tem sua própria lista de filmes em uma única conta, por exemplo.

"Nosso serviço é melhor e isso aparece no grau de satisfação de nossos clientes, em que 95% recomendariam a um amigo", cutucou a empresa em resposta à Folha, sobre a competição com a nova e poderosa rival.

A Blockbuster planeja usar todo o seu peso -é a maior empresa do mundo nessa área e tem mais de 8.900 lojas espalhadas pelo mundo- para conseguir lançamentos exclusivos em breve, um trunfo poderoso.

Como disse a revisa inglesa "The Economist" na semana passada, "graças à internet, o consumidor está finalmente conquistando o poder".

Apesar de ter anunciado lucro no último ano, a Blockbuster já teve dias melhores em anos anteriores. No final do mês passado, a companhia foi condenada devido a uma propaganda pouco clara sobre multas de pagamentos atrasados.

O comercial dizia "No late fee" (sem extras por atrasos), mas isso valia só para uma semana. Depois, o cliente "comprava" compulsoriamente a fita. As ações da empresa na Bolsa de Nova York, que custavam perto de US$ 30 há três anos, hoje estão a US$ 10.

Os aluguéis representam 67% dos lucros da empresa norte-americana. No quarto trimestre do ano passado, os valores chegaram a US$ 1,15 bilhão -idêntico faturamento registrado no mesmo período de 2003. Já as vendas de fitas, jogos e outros produtos cresceram 23% e chegaram a US$ 545,5 milhões.

Brasil fora da rota

O Netflix informou que ainda não tem planos para o Brasil, porque planeja consolidar sua liderança nos Estados Unidos. A Blockbuster não respondeu a um pedido de entrevista.

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home