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E-mail marketing faz
sentido, apesar do spam
Nosso amigo fez um teste radical: desligou todos os filtros contra spam
por um mês e viu que a coisa é muito pior do que acreditava. Ainda assim,
defende o e-mail marketing como ferramenta poderosa e legítima.
Helton Falusi
No início de 2005, quando voltei de uma merecida semana de descanso,
resolvi testar efetivamente o que recebo de spam na minha caixa de e-mail.
Desabilitei todos os filtros diretamente no servidor, e outros que existiam
no programa de correio. Resultado: recebi tudo e mais um pouco.
Ao final do mês de janeiro, minhas expectativas foram superadas em número
infinitamente maior, vejam só:
۰ Apaguei diretamente através do webmail, pouco mais de 3.000
mensagens indesejadas;
۰ Apaguei mais de 500 mensagens que recebia durante o dia com o
programa de correio aberto;
۰ Totalizando, durante janeiro de 2005 foram mais de 3.500 mensagens (spam)
que recebi em uma das minhas contas de e-mail. Isso é um número absurdo e
espantoso, que me deixou realmente assustado.
Comecei então a refletir mais sobre o assunto e tentar explicar de forma
coloquial como isso funciona. Vamos comparar com uma televisão. Esta não
é das formas de lazer mais interessantes do mundo, e por regra nunca vai
agradar 100% da população, porém se você tem o controle remoto, pode
mudar de canal, ou ainda desligar TV e não assistir aos programas que
considerar chatos.
Se existisse spam na televisão, ele seria mais ou menos assim:
Você acha o programa X chato e muda para outro que realmente gosta. Em dado
momento a TV simplesmente mudaria do seu programa e jogaria você para
aquele canal que não gosta, e isso aconteceria pelo menos 10 vezes durante
o seu dia. Se resolvesse desligar a TV, na próxima vez que a ligasse, teria
todo o programa chato gravado e esperando para você assistir.
Spam é mais ou menos isso, ou seja, uma forma de comunicação invasiva,
sem qualquer controle sobre a freqüência, horários e conteúdo de
mensagens que recebe diariamente. E por que incomoda tanto??
Tenha uma conversa com o Help Desk de qualquer data center ou provedor, e
pergunte o que gera maior estresse. E quase 100% deles responderá que se o
servidor de e-mail cair, todas as linhas ficarão ocupadas. Isso acontece
porque o grande triunfo da internet ainda é o e-mail, ninguém mais vive
hoje sem uma caixa postal eletrônica. Ele é fácil, rápido, e muito
barato.
Com este mercado, surgiram os spammers, maus profissionais que criaram
ferramentas para fazer o disparo de milhões de mensagens eletrônicas, e
que cada vez mais aumentam sua atividade, pois como apontam as pesquisas da
Email Systems, de novembro de 2004 até janeiro de 2005 o recebimento de
spam aumentou em 40%.
Ou seja, mesmo após a entrada em vigor da lei anti-spam americana, o número
dessas indesejáveis mensagens continua grande. Estima-se que hoje 80% do
que recebemos seja spam. Isso mesmo! De cada 100 mensagens, 80 não são
relevantes para o seu dia a dia.
Para piorar, além de propaganda, estamos recebendo mensagens falsas que
contém vírus, ou que visam capturar nossas senhas de banco, dados
pessoais, e por aí vai.
Diante desses números, eu deveria ser um dos mais céticos com relação ao
e-mail marketing, porém ainda vejo uma luz no fim da rede. Temos muitos
exemplos de casos de sucesso de empresas que conseguiram ótimos resultados
através de e-marketing, e tentarei apresentar alguns detalhes que podem
fazer toda a diferença para aqueles que procuram uma forma interessante de
atingir o seu cliente.
۰ O e-mkt deve ser antes de tudo, claro, objetivo e agradável, pois
hoje as pessoas têm cada vez menos tempo de assimilar informações;
۰ Através da tecnologia, devemos deixar que o cliente escolha quando
e com que freqüência deseja receber o informativo;
۰ Da mesma forma, devemos permitir que ele não receba o que não
deseja. Isso é condição sine qua non para garantir o respeito perante o
cliente; ۰ As empresas devem ter em mente que o e-mkt segue as mesmas
regras de qualquer propaganda, ou seja, não adianta uma metalúrgica
anunciar em uma revista feminina;
۰ Nunca funcionará atingir 1 milhão de pessoas fora do seu perfil.
Deve-se procurar um mailing com mil e-mails que sejam de potenciais
clientes;
۰ Fazer um trabalho sério de identidade visual é recomendável, pois
a primeira coisa que fazemos quando recebemos mala-direta em papel com péssima
qualidade e informações difíceis de serem assimiladas, é jogar o mesmo
no lixo. E-mail funciona da mesma forma, e em ambos os casos, é a imagem da
empresa que está abalada;
۰ Evitar fazer envios com campo "para" vazio. O ideal é que
cada mensagem seja enviada apenas para um usuário. Isso também diminui a
chance dessas mensagens serem barradas nos filtros;
۰ Evite usar animações em Flash ou scripts java, pois o firewall
pode barrar o seu e-mkt por considerá-lo malicioso ou perigoso.
No resultado final desse duro embate, acho que o e-mail marketing bem
direcionado levará sempre vantagem, mas no momento em que estamos, somente
a tecnologia pode nos salvar do spam. Os filtros são a única chance hoje
de ter um pouco de paz.
As leis infelizmente ainda não surtiram os efeitos esperados lá fora, e no
Brasil a coisa é sempre mais complicada, demorada e no final pouco aplicada
de acordo com o que está escrito. Lembre-se do código nacional de trânsito.
Aqui entra principalmente a ética das empresas que desenvolvem soluções
para seus clientes. Precisam, antes de tudo, agir de forma íntegra e
apresentar soluções que ajudem ao cliente e que não manchem a imagem
dele. [Webinsider]
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