|
Os blogs ganham voz
e se chamam podcasts
A democratização da informação passa pelos blogs, que agora também
podem ser em áudio. Cada vez mais as pessoas descobrem que produzir conteúdo
é tão divertido quanto acessá-lo.
Antenor Simões Jr
O blog saiu da tela do computador e foi para os iPods e MP3 players. Como? A
novidade se chama podcasting e está fazendo cada vez mais adeptos.
Em seus podcasts pessoas comuns falam sobre o que gostam, fazem, entendem.
Familiar? Com certeza. A novidade está na maneira de escrever, ou melhor,
de falar. Os podcasts seguem o formato do rádio e têm o conteúdo tão
variado quanto o dos blogs.
Os números ainda são muito modestos. Em fevereiro eram 3.100 podcasts
cadastrados no site do desenvolvedor da tecnologia, a Ipodder.org.
Entre eles há políticos em campanha, relatos conjugais e receitas culinárias.
Se você quiser sentir o gostinho da coisa, recomendo o site audio.weblogs.com.
No site você pode ver a lista dos últimos 100 podcasts atualizados e
ouvi-los direto do PC.
Grandes empresas já descobriram o poder dos podcasts e estão investindo na
tecnologia. A cervejaria Heineken, por exemplo, lançou um podcast musical.
Por ser uma tecnologia novíssima, o podcast ainda tem um baixo índice de
rejeição e seus consumidores estão mais propensos a aceitar publicidade.
Os podcasts ainda têm vantagens sobre os blogs: são portáteis e não
dependem de conexão a internet. Eles podem ser baixados, passados para os
MP3 players e ouvidos em qualquer lugar. E para quem tem preguiça de ler, a
tecnologia cai como uma luva.
Por dar total liberdade ao usuário, o podcast já está sendo chamado de
TiVo das rádios. Uma maneira interativa de escolher o que ouvir sem se
preocupar com o horário do programa, como acontece nas rádios
tradicionais.
O podcast é só o início. A popularização da informação e do
entretenimento é inevitável. Cada vez mais pessoas descobrem que produzir
conteúdo pode ser tão divertido quanto acessá-lo. O avanço tecnológico
é a verdadeira democratização da informação. [Webinsider]
|
|
|