Débora Fortes, da INFOSÃO PAULO – Jimmy Wales, o cérebro por trás da criação da Wikipedia, está propondo um novo modelo para as buscas na web.
A idéia é que os internautas possam editar os resultados das pesquisas, nos moldes do que acontece com a enciclopédia online. Será possível, por exemplo, deletar os links que não sejam relevantes e dar suas próprias notas de relevância.
Desde o ano passado, quando anunciou que estava trabalhando numa ferramenta de busca, por meio de sua empresa Wikia, Wales vem dizendo que seu objetivo é brigar de frente com o Google e com o Yahoo!. “A versão que está no ar hoje ainda está primitiva. Vamos levar uns dois anos para sermos competitivos”, afirmou numa palestra dada nesta tarde no HSM ExpoManagement, em São Paulo.
No ano passado, na edição de abril, a revista americana Fast Company comprou a briga. Colocou Wales na capa com uma chamada: "O pior pesadelo do Google". Será mesmo?
Para experimentar a versão alpha da ferramenta de busca e tirar suas próprias conclusões, vá até http://alpha.search.wikia.com.
Sobre a criação da Wikipedia, que tomou boa parte da palestra, Wales disse que se não fosse o crash da internet, o site nunca existiria da forma como é hoje. “Se tivéssemos investidores, o modelo seria diferente. Fomos obrigados a agir fora da caixa”, disse.