A primeira mão biônica, i-limb, já disponível no mercado, foi considerada uma das 50 melhores invenções de 2008 pela revista americana Time.Coberta por uma camada de silicone que assemelha pele, a i-limb, criada pela empresa Touch Bionics, ficou entre as 15 melhores invenções do ano, ultrapassando até a sonda Mars Rover, desenvolvida para explorar o planeta vermelho.
A mão, que dispõe de cinco dedos capazes de movimentação independente, levou 20 anos para ser comercializada pela empresa. Os dígitos podem ser removidos da mão, o que facilita um eventual conserto ou substituição.
Outras mãos protéticas precisam ser inteiramente substituídas no caso de quebra e, muitas vezes, usuários esperam semanas antes de receber novos modelos.
Composta de um plástico resistente, a i-limb é também mais versátil que os modelos antigos, que se limitavam a abrir e fechar os dedos. Ela é capaz de segurar tanto objetos finos e estreitos (como cartões de crédito e canetas) quanto os mais pesados.
Desde seu lançamento, a i-limb já agradou a mais de 400 pacientes que, após experimentarem a inovação, decidiram substituir suas velhas mãos biônicas.
"Estamos encantados pela nomeação da i-limb como uma das melhores invenções do ano", disse Stuard Mead, chefe-executivo da empresa Touch Bionics. "É uma grande honra para qualquer empresa de inovação".
JB Online