Edição 141/2008

  Ler no carro ou no autocarro pode descolar a retina?
A retina é a região do olho que recebe a luz e transforma-a em sinais que serão enviados para o cérebro. Ela fica colada no fundo do olho e mantém as estruturas oculares no lugar com uma espécie de gelatina chamada humor vítreo. Apenas uma lesão muito forte, como uma pancada, é capaz de a fazer descolar. Já as pessoas muito idosas ou os automíopes, que têm miopia acima de 8 graus, é que podem ter a retina descolada sem motivos aparentes.
 
  De onde vêm os sonhos?
Uma pessoa acordada usa a consciência para tomar decisões e agir. A consciência é a parte do cérebro que convive e actua no dia-a-dia. Entre os vários níveis da consciência, existe o subconsciente. Ele, além de guardar as memórias pessoais, também é o responsável pela criação dos sonhos. Durante o sono o subconsciente formula histórias para se comunicar com o consciente.
 
  Como é que nasce um "galo"?
Quando se leva uma pancada na cabeça, alguns dos vasos sanguíneos que irrigam a região rompem-se, deixando vazar o plasma, parte líquida do sangue composta principalmente de água. Como logo abaixo deles está o crânio, esse líquido não tem por onde vazar, e forma uma saliência.
   
  Qual é a função das impressões digitais no nosso corpo?
As pequenas saliências da pele, as cristas papilares, são úteis porque funcionam como antiderrapante. Se a palma e as pontas dos dedos fossem totalmente lisas, os objectos escorregariam da mão com muito mais facilidade. O mesmo vale para a planta e os dedos dos pés: aumentam a aderência ao chão.
   
  As lágrimas e o suor têm a mesma composição?
Tanto as lágrimas como o suor são formados por água e cloreto de sódio. Mas cada um em quantidades diferentes. As lágrimas têm a mesma concentração de cloreto de sódio que o plasma, a parte líquida do sangue. Já o suor tem um teor muito mais baixo da substância, metade do que têm as lágrimas. Isto porque ele serve para reduzir a quantidade de calor do corpo. Muito cloreto de sódio dificultaria a evaporação da água.
   
  Porque é que a barriga faz barulho quando temos fome?
O estômago faz barulho quando se está a preparar para receber os alimentos. Este processo acontece nos horários em que a pessoa está habituada a comer. O estômago contrai-se e as paredes do abdómen funcionam como uma espécie de amplificador. Por isso, parece que temos um monstro dentro da barriga.
   
  Porque é que suamos quando sentimos calor?
Para refrescar o organismo. Quando o corpo sente calor depois de alguma actividade física ou quando estamos com febre, pequenas glândulas na pele soltam o suor. O suor é um líquido levemente salgado, composto por 99% de água. A água evapora e ajuda a absorver o calor da pele, deixando o corpo mais fresco. Mas, se o local for quente e húmido, a água não evapora e suor não é suficiente para refrescar.
   
  Porque é que quando ficamos muito tempo na água as nossas mãos ficam enrugadas?
Porque o contacto com a água dilui a fina camada natural de óleo que cobre a pele. Sem o óleo, que funciona como uma protecção, a água penetra no corpo através dos poros, fazendo com que a pele inche e enrugue. Mas quando seca, volta ao normal.
   
  Porque é que as pessoas ressonam?
O que causa o ressonar é uma obstrução parcial das vias respiratórias, que pode ocorrer por vários motivos, como rinites, desvio do septo nasal e sinusite. A obstrução relaxa os músculos do tórax, que provoca a abertura involuntária da boca. O ar que entra encontra resistência na língua, na úvula e nas amígdalas e vibra, como se estivesse dentro de um aparelho de sopro.
   
  Porque é que algumas pessoas desmaiam ao ver sangue?
Essas pessoas estão-se a defender de uma situação que as deixa em estado de choque emocional. Nessas situações o cérebro liberta adrenalina e acetilcolina para o sangue, substâncias que dilatam os vasos sanguíneos. A pressão arterial diminui, dificultando o retorno do sangue oxigenado ao cérebro e causa o desmaio.
   
  Para que serve a saliva?
A saliva tem várias funções: lubrifica e humedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos numa massa fácil de ser digerida; ajuda a controlar a quantidade de água no organismo (quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, surgindo a sede) e também tem a função de dificultar a cárie, ao circular na boca e remover restos de alimentos e bactérias. Diariamente, passam pela boca 1 a 2 litros de saliva produzidos pelas glândulas salivares.
   
  O que é a comichão?
Há receptores sensoriais logo abaixo da superfície da pele que enviam mensagens ao cérebro. A sensação de comichão parece fluir pelos mesmos caminhos do sistema nervoso que a sensação de dor flui. A grande maioria dos receptores sensoriais são terminais nervosos "livres", que levam tanto as sensações de dor quanto de comichão ao cérebro. Esses receptores de dor são os mais comuns no nosso sistema nervoso. Quando trabalham com baixo nível de actividade parecem mais sinalizadores de comichão do que de dor.
   
  Porque é que se diz que alguém que está com medo vai fazer xixi nas cuecas?
Porque uma situação que nos causa medo pode desencadear uma reacção do sistema nervoso que aumenta a pressão sobre a bexiga, levando à contracção involuntária do órgão e ao descontrole urinário.
   
  Porque é que o corpo fabrica gases?
Os gases do estômago (arroto) são o ar que engolimos pela boca. Até a composição dele é igual à do ar que respiramos: nitrogénio, oxigénio, hidrogénio e dióxido de carbono. Já os gases do intestino, fabricados pelo intestino grosso durante a digestão, possuem também o gás metano, produzido quando os alimentos se decompõem.
   
  Porque é que as pessoas têm chulé?
Mesmo sem chulé, o pé tem um cheiro característico. Todos os animais produzem certas substâncias no corpo que exalam odor, são as ferormonas. Elas servem para identificar o indivíduo e, em certos animais, como forma de atracção sexual. O chulé aparece quando a pele dos pés é atacada por micróbios (plantas ou animais microscópicos) que agem juntamente com o suor do corpo.
   
  Porque é que bocejamos?
Quando estamos cansados ou entediados o metabolismo fica mais lento e o nível de dióxido de carbono no sangue tende a aumentar. Durante o bocejo, a pessoa inspira mais ar e o organismo equilibra-se. Isto porque a quantidade de oxigénio na corrente sanguínea aumenta.
   
 

Anterior                                                                                                    Próxima >>

Copyright© 1996/2008  Netmarket Internet Brasil
Todos os direitos reservados.