Edição 143/2008

 
  • Porque é que as unhas das mãos crescem mais rapidamente do que as unhas dos pés?
    O sangue chega mais facilmente às mãos do que às extremidades inferiores do corpo. As mãos estão mais perto do coração e é mais fácil o sangue chegar lá. Tendo menos sangue, as unhas dos pés demoram um pouco mais de tempo a crescer. As unhas das mãos crescem 4 vezes mais do que as dos pés.
 
 
  • Quantos fios de cabelo temos na cabeça?
    Uma pessoa normal tem entre 120 mil e 150 mil fios de cabelo. O cabelo cresce cerca de 20 centímetros por ano, mais rapidamente no verão e à noite do que no inverno e durante o dia. Depois de três anos, o fio será substituído por outro, que nasce no mesmo poro.
 
 
  • Porque é que, quando faz frio, deitamos "fumo" pela boca?
    Durante a respiração, os pulmões expelem vapor de água, geralmente invisível. Mas o frio condensa o pequeno vapor morno proveniente dos pulmões num acúmulo de partículas mais densas, próximas do estado líquido. É essa névoa de gotículas de água que vemos sair da boca ou do nariz nos dias mais frios.
   
 
  • Porque é que temos sinais na pele?
    Os sinais são uma concentração anormal de melanócitos - as células que produzem o pigmento melanina, responsável pela cor da pele. Quando ocorrem na camada mais profunda da pele, as manchas têm um coloração azulada, mas geralmente são marrons ou pretas. Os recém-nascidos raramente têm pintas, pois elas costumam aparecer e evoluir na infância ou, no caso da mulher, durante a gravidez, quando novas pintas se formam e as existentes aumentam de tamanho.
   
 
  • Porque é que sentimos um choque quando batemos com o cotovelo?
    Uma batida em outras partes do corpo que tenham nervos também pode dar essa reacção, pois o nervo choca com 2 superfícies duras: o osso e o objecto em que se bateu, e isso dá a sensação de choque.
   
 
  1. Porque é que sentimos calor em temperaturas acima de 30 graus se a média do nosso corpo é de 36 graus?
    O organismo produz e liberta calor quando realiza as actividades do quotidiano. Quando a temperatura externa é igual ou maior do que a do corpo, o organismo tem dificuldade em trocar calor com o ambiente. Nesse caso, o suor funciona como mecanismo de defesa, arrefecendo o corpo.
   
 
  • Porque é que os médicos pediam, num exame, que o paciente dissesse "33"?
    O número 33 provoca a vibração d o pulmão cheio de ar. Se ele estiver repleto de fluido, como fica quando alguém está com pneumonia, o médico não sente a mesma vibração nas pontas dos dedos.
   
 
  • Porque é que os homens têm a maçã-de-adão?
    A maçã-de-adão é uma cartilagem, junto à laringe, e é um dos órgãos envolvidos no processo da fala. O crescimento dessa cartilagem é determinado por hormonas masculinas, principalmente a testosterona. Como essas hormonas, em geral, só são encontrados em grande quantidade no organismo dos homens, principalmente na fase da puberdade, apenas eles apresentam a maçã. O tamanho vai depender do tipo físico da pessoa. Em homens com o pescoço mais comprido, a saliência tende a aparecer mais do que nos de estatura atarracada, com pescoço menor.
   
 
  • Porque é que os bêbados não conseguem andar em linha recta?
    Porque, por meio da corrente sanguínea, o álcool atinge o sistema nervoso central e uma das consequências disso é a perda do equilíbrio.
   
 
  • Porque é que nos coçamos?
    Não se sabe exactamente, pois muitas comichões não têm nenhuma causa óbvia e não estão associadas a doença nenhuma. Mas muitos cientistas especulam sobre sua função. Alguns acreditam que a comichão avisa-nos de uma dor que pode surgir caso uma providência não seja tomada. Outros especulam que a finalidade era avisar ao homem primitivo que estava na hora de tirar os parasitas e larvas do cabelo e do corpo. A comichão também pode ser um sintoma inicial de algumas doenças mais graves, como diabetes, por exemplo.
   
 
  • Porque é que não dói cortar o cabelo?
    O pêlo tem duas partes: raiz e haste. A raiz está dentro da pele (epiderme), numa camada onde está a papila, responsável pelo seu crescimento. As células novas empurram as velhas para cima. Assim elas vão- se "transformando" em haste já mortas. Quando arrancas o pêlo, isso dói, porque tiras a raiz que está viva. Agora, quando cortas, estás a cortar células mortas.
   
 
  • Porque é que coramos quando estamos com vergonha?
    Em situações de perigo, alegria ou raiva o cérebro leva sinais até as glândulas supra-renais para produzirem adrenalina. Com isso, os vasos sanguíneos dilatam-se e o sangue passa em maior quantidade. Em regiões onde há mais vasos, como o estômago, rosto e coração, há mais sangue a circular. Por isso ficamos vermelhos.
   
 
  • Porque é que em algumas fotografias os nossos olhos ficam vermelhos?
    Isto acontece por causa do reflexo do flash no sangue da retina. A luz entra na pupila, que costuma estar bem aberta por causa do ambiente com pouca luminosidade, e reflecte os vasos do fundo do olho.
   
 
  • A Sauna emagrece? A água engorda?
    Esta afirmação é falsa. O suor não é gordura. É apenas líquidos que o nosso organismo expele como forma de manter a temperatura equilibrada. É uma forma natural de arrefecimento do organismo. E mais, toda essa água que o nosso organismo expele, é reposta ao beber água. A água é a única substância que possui 0 calorias. E se não tem calorias, não engorda. Portanto podemos (como devemos) beber água sempre que tivermos sede.
   
 
  • Os exercícios abdominais tiram a barriga?
    É errada a ideia de que se exercitar-mos uma determinada musculatura, perdemos gordura naquele local. Seria muito fácil se fosse assim. A gordura não queima selectivamente. Ao fazermos exercício, a gordura armazenada nos adipócitos existente no nosso organismo é accionada. E não é só num determinado local. Além do mais, as actividades que mais favorecen a "queima" de gordura, são as aeróbias, ou seja, as que usam oxigénio no metabolismo energético. Os exercícios localizados, como os abdominais, ajudam no enrigecimento das musculaturas envolvidas.
   
 
  • Numa distância de 2Km, gasta-se mais calorias a Andar ou a Correr?
    A mesma quantidade de calorias é gasta nas duas actividades. Na corrida, embora o esforço seja maior, o tempo para completar o percurso de 2 Km será menor. Já a caminhada exigirá menos esforço, porém, para completar o percurso de 2 Km, o indivíduo demorará mais tempo. O tempo é uma variavel importante na quantificação do gasto calórico.
   
 

Anterior                                                                                                    Próxima >>

Copyright© 1996/2008  Netmarket Internet Brasil
Todos os direitos reservados.