A tecnologia por trás de Matrix
POR AIRTON LOPES
Dois filmes, um game e um DVD de
animação aguardados ansiosamente pelos fãs não deixam dúvidas de que 2003
é o ano de Matrix. The Matrix Reloaded, a primeira continuação da saga de Neo
(Keanu Reeves) na realidade criadada por máquinas, estréia nos cinemas este mês.
Simultaneamente, a Infogrames lança o game de ação Enter The Matrix. Em
junho, é a vez do DVD The Animatrix. Por fim, em novembro, é a vez de The
Matrix Revolutions, o terceiro episódio da trilogia, chegar às telonas. É uma
verdadeira avalanche de lançamentos, mas ninguém está apostando contra eles.
A maior expectativa gira em torno do resultado nas telonas do uso da mais
moderna tecnologia em efeitos especiais.
Numa das muitas seqüências
impressionantes de The Matrix Reloaded, Neo enfrenta mais de 100 clones do
personagem Agente Smith, com direito a tomadas por todos os ângulos imagináveis.
Para dar maior grau de realismo para essa e outras cenas, uma das técnicas
utilizadas foi a captura de movimentos: 32 câmeras registraram todos os
movimentos dos atores. Outras 14 câmeras de infravermelho gravaram as expressões
faciais cujas coordenadas são obtidas a partir do mapeamento de 42 pontos de
referência no rosto. Depois de analisadas, as informações permitem controlar
cada pixel, frame a frame, na hora de aplicar movimentos e expressões ao corpo
e rosto de atores e dublês que serão inseridos na cena.
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