Yahoo!
Índia: nome de chá, não!
O braço
do Yahoo! na Índia abriu um processo, em Nova Delhi, contra a
fabricante de chás Sarda Tranding. O motivo? A empresa queria usar a
marca para lançar um novo chá no mercado.
Segundo o AsiaTimes Online, o processo - por infração de marca e de
logotipo - envolve também a empresa de distribuição e a de embalagem
do produto.
Na terça-feira (18), em primeira instância, a justiça decidiu que a
Sarda pare de usar a marca Yahoo! em seu produto. Uma nova audiência
para decidir o assunto está marcada para o dia 10 de março.
A decisão da justiça indiana determina que a marca e o nome Yahoo! estão
restritos não apenas a outros produtos ou serviços relacionados com
computadores e internet, mas que essa restrição/proteção se estende
a livros, revistas e produtos que nada têm a ver com seu ramo de negócios
- como roupas, acessórios e, agora, chás.
O curioso desta história é que Yahoo! já é nome de várias coisas no
mundo alimentício: chocolates, balas, drops de menta e sorvetes - mas
tudo devidamente licenciado pela companhia junto a empresas como a 7-Eleven
e a Ben & Jerry's.
No ano passado, a Yahoo! Índia obteve uma vitória contra o então
detentor do domínio Yahooindia.com, que foi transferido para a empresa.
Info Exame
|