Vendas na Web vão crescer 75% em 2003,
prevê Ford
A Ford, montadora de veículos que passou de uma participação
de mercado de 7,4% para quase 9,2% em 2002, segundo dados da Anfavea, quer também
melhorar sua situação da Internet.
Ao anunciar o redesenho de todos os sites de relacionamento com o consumidor, a
empresa informou que pretende vender 70 mil carros pela Web em 2003, ou 75%
acima do que comercializou no ano passado (40 mil).
O resultado foi obtido com as vendas do NovoFiesta, que são feitas
exclusivamente pela Internet (em quiosques dentro da rede de distribuidores) e
com o Ford Ka, que é vendido pela Web só para a região Nordeste. A companhia
informou que não tem planos de incluir novos veículos para comercialização
pela rede.
De acordo com Rogélio Golfarb, diretor de assuntos corporativos e de comunicação,
a Ford aposta, neste momento, em uma estratégia híbrida. “Há competidores
que acreditam que tudo pela Web é melhor”, afirmou. “Nós acreditamos que o
sistema combinado é mais eficiente.” O executivo admitiu que existem
vantagens financeiras ao se vender pela Internet, mas que é preciso levar em
conta o desejo dos consumidores. Muitos querem, em sua visão, sair da
concessionária com o veículo.
Golfarb informou também a nova fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia, está
conectada online com o sistema de vendas pela Internet. Quando é feito um
pedido, o sistema, automaticamente, confere se o veículo está em estoque ou se
terá que ser fabricado e detalha ao consumidor o prazo de entrega.
Web World
|