Estímulo ajuda a reverter
problemas ligados ao chumbo
Um ambiente estimulante parece reverter prejuízos
mentais provocados pelo chumbo em ratos e poderia ter o mesmo efeito
sobre as crianças, informou o primeiro estudo a demonstrar que intervenções
podem ajudar a superar o déficit de aprendizagem provocado por
envenenamento pelo metal.
"Isso significa que devemos fazer intervenções educativas
precoces", disse Tomás Guilarte, ao acrescentar que programas como
o Head Start (programa governamental com o objetivo de melhorar o
desempenho escolar de crianças de famílias de baixa
renda)"certamente beneficiam" crianças expostas ao chumbo,
metal que provoca "déficit cognitivo sutil".
Guilarte é professor de neurotoxicologia do Departamento de Ciências
de Saúde Ambiental, da Johns Hopkins University, em Baltimore
(Maryland), nos EUA. No estudo, publicado nos Anais de Neurologia, os
pesquisadores colocaram cerca de 20 ratos que haviam sido expostos ao
chumbo e 20 animais normais em um ambiente com outros animais e
brinquedos nas gaiolas ou em um ambiente isolado, sem brinquedos ou
outros animais.
Os pesquisadores treinaram os ratos para andar em um labirinto e
encontrar uma plataforma na água e compararam o tempo gasto pelos
animais nos dois ambientes. O estudo demonstrou que todos os ratos foram
beneficiados no hábitat enriquecido, mas os ratos expostos ao chumbo
exibiram o maior índice de melhora no tempo gasto para realizar a
atividade como resultado de estarem na "gaiola social".
"A exposição ao chumbo em ratos é equivalente ao verificado em
crianças em Baltimore", disse Guilarte. "Nosso estudo oferece
esperança para crianças expostas ao metal." Uma em cada 20 crianças
norte-americanas apresenta níveis elevados de chumbo no sangue,
principalmente derivado de tintas e da poeira que elas geram decorrente
do atrito de superfícies. A poeira pode contaminar a casa e grudar nos
brinquedos que os bebês colocam na boca.
Segundo Guilarte, as crianças que vivem em ambientes socioeconômicos
mais pobres são mais propensas à exposição ao chumbo, mas menos a
receber estímulo intelectual necessário para superar a deficiência.
Terra
|