Sony busca mercado para
robôs
Mesmo atraindo atenções com a criação de robôs
como o pequeno humanóide SDR, a Sony ainda enfrenta problemas para
encontrar consumidores dispostos a adquirir suas invenções, informa
uma reportagem do MSNBC.com .
Quando a fabricante japonesa apresentou a mais recente versão do SDR
— robô que canta, fala e anda em esbarrar em nada — há um ano, os
executivos esperavam ter um modelo no mercado, até o final do ano, pelo
preço aproximado de um carro de luxo.
A estratégia, entretanto, revelou-se um tanto ambiciosa e a companhia
ainda tem dificuldades para definir o que os consumidores realmente
buscariam em um robô humanóide e quanto pagariam por isso.
Com a versão atualizada do SDR, a Sony — que acumula uma experiência
bem-sucedida de vendas com o cão-robô, Aibo, lançado em 1999 —
espera ganhar mercado em poucos anos. Entretanto, sua abordagem de
mercado mais voltada para o entretenimento se diferencia da estratégia
de empresas como a concorrente Honda, cujo robô Asimo tem a função de
tornar-se um ajudante doméstico.
Por enquanto, o SDR pode conversar apenas em japonês, mas os
engenheiros da Fujita e da Sony informaram que estão trabalhando em
versões do robô que falam inglês e outras línguas.
IDG Now!
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