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Americanos perdem US$ 2,4 bilhões
com fraudes on-line
da Folha Online
Os consumidores norte-americanos perderam US$ 2,4 bilhões no ano passado por
causa de golpes via e-mail e outras fraudes no meio virtual. De acordo com um
estudo do Gartner, grupo que analisa o mercado de tecnologia, a maioria das
fraudes tinha o objetivo de obter números de contas bancárias e suas
respectivas senhas.
A perda média por usuário, diz o Gartner, foi de US$ 1.200. Cerca de 5.000
internautas americanos foram entrevistados para a pesquisa --que estima que
cerca de 2 milhões de americanos foram vítimas de algum tipo de fraude on-line
no ano passado.
Avivah Litan, diretor de pesquisa do Gartner, disse ao site "The Register"
(www.theregister.co.uk)
que "na maioria dos casos, os ladrões roubam as senhas para transferir
dinheiro dos usuários pela internet ou via telefone.
O "phishing scam" é um dos golpes mais comuns de se obter informação
dos usuários. O criminoso virtual atrai o internauta a uma página falsa --com
a mesma aparência do site do banco da vítima--, e, quando os dados são
enviados, quem captura as informações é o ladrão.
Segundo o Gartner, os bancos precisam reforçar a segurança de seus sites e o
atendimento via telefone. O grupo diz ainda que o acesso não-autorizado a
contas pela internet cresceu rapidamente, tornando-se o golpe mais comum na web
--quase metade dos incidentes registrados foram sobre uso indevido de senhas. As
compras feitas com números de cartão de crédito roubados de internautas
respondeu por 34% das ocorrências registradas.
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