HP
Brasil traz um lote de novidades ao mercado
A
HP Brasil
apresentou ontem em São Paulo diversos produtos que serão lançados em
2004 e ao longo de 2005 no mercado nacional. As novidades vão dos
notebooks Pavilion - primeira linha de consumo a ser fabricada no Brasil -
e impressoras fotográficas até os handhelds iPAC, passando por quatro
novos modelos de câmeras digitais, um projetor para home theater e uma
nova família de cartuchos de tinta, a linha Vivera.
A marca Pavilion lidera o
mercado em portáteis na América Latina. Segundo Juan Pablo Jimenez,
diretor de computação móvel da HP para América Latina e Caribe, o
Brasil está crescendo neste mercado, e é por isso que a HP está aqui.
"Há uma revolução, as pessoas estão percebendo as vantagens dos
portáteis", afirmou. Ele crê que a migração para essa tecnologia
vai se acelerar em função da praticidade, da agilidade e da
produtividade.
O notebook Pavilion vem
em quatro modelos (ze4900, ze4920, ze4930 e ze4940)equipados com chip
Intel Centrino ou Celeron M de 1,4 GHz e Windows XP Professional ou Home.
Dedicado a usuários domésticos e profissionais, o notebook oferece as opções
de combo DVD-ROM 8x, combo DVD/CD-RW ou combo DVD+RW, interfaces de
comunicação integradas Ethernet 10/100, modem 56K V.92 e o opcional de
rede sem fio padrão 802.11b, dependendo da versão. Mais adiante, chegará
o modelo com tela de 17 polegadas. O preço final do notebook não foi
definido, mas comentários não-oficiais situam-no entre R$ 4 mil e R$ 5
mil.
Edson Shiwa,
vice-presidente do grupo de Imagem e Impressão da HP, destacou a estratégia
da empresa de unir baixo custo, alta tecnologia e a melhor experiência
para o cliente. "A fotografia digital não é mais uma extensão do
computador. O custo vem baixando e ficando cada vez mais propício à
impressão em casa", explicou. A HP busca um lugar na liderança: em
dois anos, quer estar entre os cinco grandes players no Brasil em câmeras
digitais.
Neste evento, quatro
modelos de câmeras digitais foram mostrados. Elas têm preços a partir
de R$ 1.299 (HP Photosmart M307, com 3.2 megapixels de resolução) a R$
3.499 (HP Photosmart R707, resolução de 5.1 megapixels). Práticas e
resistentes, trazem recursos como eliminador de olhos vermelhos e outras
tecnologias como HP Instant Share que facilitam seu uso.
Entre as impressoras
fotográficas, o destaque ficou com a HP Photosmart 375. Pequena e muito
prática, pode ser usada literalmente em qualquer lugar (a bateria garante
até 75 fotos impressas, no tamanho 10x15cm) e, com o adaptador Bluetooth
para impressoras (acessório opcional), é possível imprimir fotos desde
um celular com câmera compatível, sem precisar de cabos ou mesmo de um
PC. Esta impressora, assim como os outros dois modelos (HP PhotoSmart 8450
e 8150, que imprimem, além de fotos, documentos em geral) estarão no
mercado em outubro e o preço final ainda não foi definido.
Outro destaque em termos
de fotografia digital é a nova linha de cartuchos Vivera, desenvolvida
para garantir uma impressão de alta qualidade e, no que tange às fotos,
de grande durabilidade. Com preços entre R$ 90 e R$ 130, os cartuchos
Vivera estarão disponíveis ao consumidor a partir de 1º de outubro.
A HP Brasil apresentou
também a série HP iPAQ rx3000 Mobile Media Companion, a primeira em que
os iPAQs podem capturar, editar, compartilhar e imprimir fotos diretamente
do handheld. Disponíveis a partir de outubro, os PCs de mão têm o preço
de R$ 1.999 (iPAQ rx3115 ) e R$ 2.499 (iPAQ rx3715). Já o iPAQ rz 1710,
com ferramentas, aplicações, capacidade de expansão e recursos multimídia,
estará no mercado na segunda quinzena de setembro e custará R$ 1.299,00.
Foram anunciados, ainda,
equipamentos destinados à "sala de estar digital",
entretenimento integrando soluções de vídeo, áudio e jogos. O primeiro
produto desta linha a chegar ao mercado nacional será o projetor HP
ep9010, que junta um projetor e DVD player com sistema surround 5.1. Este
cinema em casa ainda não tem preço definido.
Com projeção de crescer
10% em 2004, a HP investe, anualmente, US$ 4 bilhões em desenvolvimento,
disse Edson Shiwa. Este evento ("HP: ultrapassando os limites da
inovação") totalmente produzido em clima de Fórmula 1, com direito
à reprodução do carro pilotado por Juan Pablo Montoya, mostrou que a
empresa está mesmo acelerada, pisando fundo para disputar as primeiras
colocações no mercado.
Terra
|