Acesso
à Web nas escolas preocupa pais nos EUA
A volta às aulas, para muitas crianças nos Estados Unidos, significa a
"volta do acesso à Internet" nas salas de aula, nas quais os
melhores programas de software de filtragem nem sempre são infalíveis.
Para os pais, porém, o retorno à escola traz muitas preocupações.
As escolas com acesso à
Internet nos Estados Unidos geralmente estabelecem "normas de uso
aceitável" de computadores, e as divulgam aos alunos e pais,
delineando a regras de boa conduta a serem observadas na rede e as
salvaguardas contra o acesso a sites inapropriados.
Mas pouco vem sendo feito
formalmente para proteger as crianças, em casa ou na escola, contra a
"publicidade de imersão" ou os jogos patrocinados por empresas,
como os oferecidos no site Neopets, que contêm grande volume de mensagens
publicitárias e links para a compra de produtos.
"Isso vem
acontecendo sem supervisão da maior parte dos pais e professores,"
disse Jeff Chester, diretor executivo do Center for Digital Democracy, uma
organização em defesa do interesse público que em junho solicitou
intervenção da Federal Trade Commission (FTC) para revisar o marketing
interativo e as tecnologias de marca usadas para atingir crianças.
O grupo também solicitou
que o setor publicitário suspenda o uso desse tipo de técnica até que
novas pesquisas sejam realizadas. É certo que a maioria dos estudantes
tem pouco ou nenhum tempo para se deixar seduzir por esses sites durante
as aulas, quando o uso de computadores está vinculado ao currículo e é
acompanhado de perto.
Mas várias escolas dizem
permitir algum tempo de navegação na Web depois do encerramento das
aulas ou no final do semestre letivo. Determinar se sites de publicidade
de imersão ou de jogos patrocinados são ou não ameaças é tarefa
deixada a cada professor. Este é o caso da comunidade de bichos de estimação
virtuais Neopets.com,
com um total estimado em 23 milhões de usuários registrados. Os
executivos da Neopets não foram encontrados para comentar o assunto.
"Certamente a
filtragem de material indevido é um requisito para as escolas que recebem
assistência financeira federal, logo isso é provavelmente um tópico
mais importante que a publicidade," disse Wayne Shimizu, consultor de
programas no departamento de tecnologia para a educação do departamento
estadual de educação da Califórnia.
"Estou certo de que
a publicidade é vigiada, e que os distritos escolares a tratam de maneira
diferenciada. Mas não existe ainda um padrão de bloqueio," disse.
Reuters
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