Provedores de e-mail adotam regras contra o spam
O combate ao spam entra em nova fase com a decisão dos grandes
provedores de e-mail de impor novas condições para quem enviar grandes
quantidades de correspondência eletrônica.
A partir de outubro, AOL, Yahoo, Hotmail, Earthlink e
Comscast vão pôr em prática essas determinações técnicas que vão
permitir determinar que os e-mails partem mesmo da origem alegada.
Isso vai permitir identificar golpistas que se passam
por bancos e domínios da internet que emitem grandes quantidades de junk
mail.
As cinco empresas vão usar sistemas chamados Sender Policy Framework (SPF)
e Sender–ID para rastrear as mensagens.
O fim do spam
Falsificar a origem das mensagens se tornou comum
entre gangues que enviam e-mails como se fossem bancos ou companhias
financeiras.
Geralmente, eles pedem que as vítimas respondam
escrevendo o número de suas contas e a senha e depois desviam o dinheiro.
Com o novo sistema, as mensagens que não puderem ser
identificadas não vão ser enviadas.
Dave Anderson, chefe-executivo da empresa SendMail
acredita que o sistema “anula efetivamente o mecanismo que eles estavam
usando”.
“Na verdade, cerca de 90% dos spams nunca vêm do
mesmo endereço mais de uma vez.”
“Até o fim do ano, esperamos que metade dos
e-mails enviados dos Estados Unidos vão possuir alguma forma de
identificação.”
“A quantidade de spams recebida por usuários deve
diminuir drasticamente, se não acabar totalmente.”
|