Uso
precoce de PCs pode prejudicar crianças
da Folha de S.Paulo
Especialistas em educação ouvidos pela Folha
acreditam que o uso precoce da tecnologia pode
prejudicar o desenvolvimento das crianças.
"Idealmente, computadores deveriam ser usados
apenas por pessoas que têm mais de 17 anos de
idade", afirma Valdemar W. Setzer, professor do
Departamento de Ciência da Computação do
Instituto de Matemática e Estatística da USP.
Setzer é autor do artigo "Os Meios Eletrônicos
e a Educação: Televisão, Jogo Eletrônico e
Computador" (disponível para leitura no endereço
www.ime.usp.br/~vwsetzer)
e alerta para o que considera efeitos negativos
presentes em crianças que usam computadores.
"As máquinas condicionam a forma de pensar das
crianças, que passa a ser mais rígida, lógica e
abstrata, ao invés de ser flexível e conectada com
a realidade, inclusive dos sentimentos", disse
Setzer.
Também afirmou que "o principal na educação
é a aquisição de capacidades e a maturação
gradual das emoções, do intelecto, das habilidades
artísticas e artesanais de cada criança. Nada
disso depende de acesso a enormes quantidades de
informação".
Programas inúteis
A formatação equivocada no jeito de pensar e agir
também preocupa Carl Bereiter, diretor do Instituto
de Conhecimento Inovação e Tecnologia da
Universidade de Toronto, no Canadá.
Em entrevista por e-mail à Folha, Bereiter
afirmou que "temos visto crianças de até dez
anos se preocupando com perguntas notáveis e usando
programas especiais para criação de teorias com
trabalho coletivo. Porém a maioria dos softwares
educacionais oferece apenas treino. Isso é inútil
e não é educativo de uma maneira séria".
Os estudos do canadense podem ser lidos em www.ikit.org/people/bereiter.html.
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