Telefônicas
estão prontas para explosão de banda larga
O setor de telecomunicações está apostando na forte demanda pelo acesso
rápido à Internet nos próximos anos, oferecendo serviços de banda
larga com o objetivo de compensar o marasmo no negócio de linhas fixas.
As estimativas recentes
sobre a banda larga no Brasil são surpreendentes. Enquanto países onde o
uso da banda larga já se massificou apresentam taxas de crescimento entre
30% e 40% ao ano, no Brasil, as principais operadoras esperam um aumento
de 60% a 100% em 2004 e 2005.
"Banda larga é a
bola da vez e vai continuar sendo por um bom tempo", disse o diretor
de banda larga da Telemar, Wellerson Vieira Leite. O analista de
telecomunicações do Bear Stearns em São Paulo, Alexandre Constantini,
acha que os celulares estão canibalizando a telefonia fixa. "E essa
tendência deve piorar daqui para frente, por isso a estratégia de focar
em banda larga é correta. Sem dúvida nenhuma, é o grande filão das
operadoras, com a receita sendo seis a oito vezes maior do que a de
telefonia fixa com um investimento praticamente igual", disse
Constantini.
Essa é uma opção também
para o setor de TV paga. A operadora de cabo Net fez investimentos pesados
na área para atingir um número cada vez maior de consumidores de alto
poder aquisitivo.
Mais conteúdo
Embora a banda larga tenha atraído usuários no começo por causa de sua
velocidade e facilidade de acesso, o conteúdo é o que agora deve chamar
a atenção do consumidor, dizem as empresas. "Os usuários querem música,
videogames, fotografia, vídeo, tudo online, e os ganhos com estes serviços
vão representar uma receita adicional para as empresas do setor",
disse Fábio Bruggioni, diretor de Internet da Telefônica, operadora de
telefonia fixa do Estado de São Paulo.
A Brasil Telecom anunciou
esta semana uma parceria entre seu serviço de banda larga BrTurbo e a
provedora de conteúdo Claxson, parte do grupo venezuelano de mídia
Cisneros, para oferecer pay-per-view e vídeo-on-demand em seus canais
multimídia no Brasil.
Em um acordo parecido, a
Telefônica recentemente lançou um serviço com a locadora de DVDs
Blockbuster, a operadora de cinemas Cinemark e a varejista de ingressos
online Ingresso.com, permitindo que usuários vejam trailers de filmes na
rede antes de alugar um filme ou comprar um ingresso para o cinema.
As três maiores
provedoras do serviço esperam atingir um total de quase 2 milhões de usuários
até o fim do ano, com o número aumentando para quase 2,6 milhões em
2005. A Telefônica, atualmente a maior, com pouco mais de 700 mil
cientes, acha que este número vai crescer de 50% a 60% em 2005. A Brasil
Telecom e a Telemar, que esperam ter 280 mil e 450 mil usuários até o
fim do ano, respectivamente, vêem aumento de 100% em 2005.
O Brasil tornou-se o
maior mercado da América Latina em termos de número de usuários, com um
total de mais de 1,5 milhão de assinantes até o fim de junho, de acordo
com uma pesquisa recente da Point Topic, uma empresa de pesquisas do
mercado de banda larga.
Em comparação, o México,
segundo maior mercado da América Latina, tem quase 400 mil usuários de
banda larga. A Argentina, número três da região, tem pouco mais de 350
mil.
PC Popular
Mas apenas 15% dos 180 milhões de brasileiros têm acesso a computadores,
de acordo com a União Internacional de Telecomunicações, agência da
Organização das Nações Unidas.
Para recuperar o terreno
perdido, o governo planeja levar computadores e programas de treinamento a
comunidades carentes. As operadoras também dizem que estão investindo
pesado em infra-estrutura para levar suas redes a novos mercados, sem
detalhar cifras.
"É uma pequena
revolução se comparado ao que acontece em países desenvolvidos, mas
estamos vendo o tamanho da infra-estrutura que está sendo construída e
sabemos que há muito espaço para continuar crescendo", disse o
presidente da BrTurbo, Serhan Ozmen.
Reuters
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