|
|
|
|
Gates
defende "estilo de vida digital"
PC World
Nos últimos anos, o presidente e arquiteto-chefe de software da Microsoft
usou o discurso de abertura da CES, evento que reúne a indústria de
eletrônicos de consumo, para mostrar lançamentos, como o console de game
Xbox, telas sem fio ou relógios inteligentes - e esse foi o nono
ano que Gates abre a Consumer Electronics Show, em Las Vegas. Entretanto,
não foi o que ocorreu este ano. Gates usou seu tempo para comentar sobre
produtos já existentes de sua companhia e enaltecer soluções oferecidas
por parceiros da Microsoft
Além de não falar sobre novos produtos, Bill Gates também não
discursou sobre uma nova visão da Microsoft sobre computação ou eletrônicos
para consumidores domésticos. Em um bate-papo simulado com o apresentador
da TV norte-americana Conan O'Brien, Gates demonstrou seu ponto de vista
sobre o estilo de vida digital. Na entrevista, Gates falou à platéia que
a Microsoft consegue tornar possível esse estilo de vida digital hoje,
com produtos como o Windows XP Media Center Edition, equipamentos de mídia
portáteis, serviços online do MSN e o Xbox.
"Em uma sala de estar atual, você tem cinco controles remotos e
ainda não consegue ouvir suas músicas onde quer", afirmou. "A
Microsoft consegue resolver esse problema ao integrar os produtos",
disse Gates.
O'Brien esteve no palco com Gates para tornar o papo mais divertido. Ele
fez piadas sobre a Microsoft e a indústria de tecnologia e conseguiu sem
querer ajuda durante demonstrações de produtos que falharam - como um PC
com Windows XP Media Center Edition que se recusou várias vezes a mostrar
uma sequência de fotos de um passeio pela cidade feito por Gates e O'Brien.
Segundo Gates, a Microsoft dividiu sua visão de "estilo de vida
digital" em cinco categorias que se alinham aos seus produtos: música,
fotos, televisão, comunicações e jogos. A companhia, com ajuda dos
fabricantes de hardware, já vende produtos que se integram a essas
categorias, de acordo com o executivo.
A falta de novidades no discurso de Gates este ano se deve à falta de lançamentos
para consumidores finais da Microsoft em 2005. O próximo grande lançamento
é o sucessor do Windows XP, conhecido como Longhorn. "Mas só em
2006", comentou Joe Wilcox, analista sênior do Jupiter Research.
"Este ano ocorre a transição para o próximo sistema operacional.
Nas edições anteriores da CES, a Microsoft anunciou novidades que seriam
lançadas durante o período. Agora, não há muito o que falar",
disse o analista.
O discurso de Gates, visto pela Microsoft como uma revisão anual de sua
estratégia para o mercado de consumo, trouxe poucas notícias. Por
exemplo, Gates disse que a Microsoft trabalha em parceria com a coreana LG
Electronics em um aparelho que combina um gravador de vídeo digital com
gravador de DVD capaz de acessar conteúdo de computadores com Windows.
Além disso, a Microsoft fechou um acordo com a MTV Networks para fornecer
serviços de conteúdo baseados na tecnologia Windows Media. Outros
contratos parecidos foram assinados com o Yahoo! e com a Fox Sports.
A Microsoft também vai trabalhar com a rival Tivo para levar o serviço
"TiVoToGo" para equipamentos compatíveis com Windows Mobile,
como Pocket PCs, telefones e dispositivos portáteis de mídia. Sobre a
Microsoft, Bill Gates comentou que o Windows Media Player 10 já teve mais
de 95 milhões de downloads desde o lançamento, em outubro de 2004.
Joris
Evers, IDG News Service - EUA
|
|
|
|
|