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Google chega ao universo
off-line para lucrar com anúncios
da Folha Online
O site de buscas Google também pretende atrair investimentos vendendo espaço
para anúncios off-line --na primeira metade deste ano, a empresa faturou US$
712 milhões com as propagandas virtuais exibidas no site.
A estratégia utilizada para atingir esse objetivo consiste na compra de páginas
de revistas, nas quais o Google coloca anúncios de empresas que já são suas
clientes no universo virtual.
"Este teste limitado é parte de um esforço contínuo para desenvolver
novas formas de anúncio", afirmou a empresa de buscas. O porta-voz Michael
Mayzel se recusou a dizer, no entanto, se o experimento também inclui jornais.
O espaço publicitário vendido pelo Google "estreou" na edição de 6
de setembro da "PC Magazine". Cinco empresas aparecem em uma página
que tem a frase "Ads by Google" (anúncios por Google, em tradução
livre).
A novidade funciona como alternativa para que companhias de menor porte dividam
espaço e apareçam em revistas --os preços das páginas muitas vezes funcionam
como obstáculos para pequenas organizações.
De acordo com o jornal "The New York Times", o Google cobra uma taxa
fixa para essas empresas anunciarem em "sua" página. Especialistas
afirmam, no entanto, que o modelo de negócios pode sofrer alterações
futuramente --a empresa poderia basear sua cobrança no retorno que os
anunciantes têm com a propaganda, por exemplo.
Nicolas Longo, diretor-executivo da CoffeeCup Software --uma das empresas que
comprou o espaço off-line do Google-- disse ter feito o investimento após
receber uma ligação da empresa de buscas. "É como se a Coca-Cola
entrasse em contato, dizendo que quer anunciar sua empresa na parte de trás da
garrafa", compara.
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