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IBM
lança impressora mais rápida do mundo
A IBM está aumentando os esforços no mercado de editoras com o lançamento
do que define como "o mais rápido sistema de impressão do segmento
no mundo". A nova versão da Infoprint 4100 é capaz de imprimir Guerra
e Paz, de Tolstoi, em menos de um minuto, ou imprimir documentos que
formariam uma pilha da altura do Empire State Building em menos de
quatro minutos, segundo a IBM. O sistema tem custo inicial de cerca de US$
500 mil, e a versão mais sofisticada custa, de acordo com o diretor de
produtos de impressão Robert Cooper, US$ 1 milhão de dólares.
Com capacidade de 330 páginas
por minuto, a nova versão da IBM Infoprint 4100 é mais rápida do que
qualquer outra impressora laser pesada que usa toner, disse Angele Boyd,
do grupo de pesquisa de mercado IDC. Segundo ela, há impressoras a jato
de tinta mais rápidas.
A impressora IBM gera
documentos em rolos de papel que precisam ser cortados em formato de páginas
por um segundo equipamento, disse Cooper. A máquina tem o comprimento de
uma picape, e mais ou menos metade de sua largura, acrescentou.
A IBM estabeleceu sua
divisão de impressoras para uso pessoal, a Lexmark International, como
empresa separada em 1991, e vem produzindo impressoras para empresas já há
30 anos, disse Cooper. "A série 4100 vem sendo um produto de muito
sucesso", afirmou Cooper em entrevista. Para clientes como bancos,
empresas de telefonia e agências do governo, que produzem centenas de
milhões de páginas de documentos por ano, a impressora "oferece
mais impressão em menos tempo, e isso representa menor custo de produção
para eles."
O mercado de impressoras
de alta velocidade vem crescendo quatro por cento ao ano e atingiu os US$
6,1 bilhões em 2004, disse Jim Hamilton, da empresa de pesquisa de
mercado InfoTrends. Em 2009 deve movimentar US$ 7,4 bilhões, acrescentou.
No ano passado, a IBM liderava o mercado com 49,6% de participação no
mercado, seguida pela holandesa Oce, com 43,8%, de acordo com a InfoTrends.
Cooper disse que a IBM vê
oportunidades de crescimento na impressão em larga escala, porque as
empresas cada vez mais usam mala direta para atingir seus clientes.
"A mala direta continua a ser um bom modo de divulgar produtos e
serviços", disse ele, porque as pessoas não gostam de telemarketing
e o volume de e-mail comercial, ou spam, é excessivo.
Reuters
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