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Conhecer o perfil dos internautas
para atrair mais visitantes
Antigamente, as pessoas achavam que para se obter bons negócios através
da Internet, era necessário apenas desenvolver um site, publicá-lo e
pronto! Os visitantes iriam aparecer, os negócios iriam aumentar e todos
os seus problemas estariam resolvidos. Hoje em dia, sabemos que de nada
adianta possuir o melhor site, com conteúdo moderno e atualizado, se não
conseguirmos atrair os visitantes para ele. A questão passa a ser:
"Como atrair o visitante para meu site?", "Como fazer para
que as pessoas saibam que existo?".
Vários esforços de promoção na Internet foram criados, hoje
conhecidos como estratégias de Web Marketing, dentre elas: sites de busca
(meta-buscas, catálogos), e-mail marketing (newsletters, spams),
programas de afiliados (pay per sale/lead) e anúncios (banners, pop-ups).
Implementar todas estas estratégias não garante bons resultados, se não
tiver uma maneira de medir e interpretar o comportamento de seus
visitantes (o número de visitas, as páginas mais e menos visitadas,
interesse por produtos, etc). São várias as razões para se medir o
acesso aos web sites: em primeiro lugar é preciso saber se o conteúdo
apresentado está atraindo os visitantes. Segundo, se o investimento,
tanto em tempo quanto em dinheiro, feito na construção do site está
tendo retorno.
Não é possível administrar bem um site sem quantificar, e
principalmente, qualificar os acessos: Quantos novos visitantes na última
semana? Qual a percentagem de acréscimo? Quanto variou a visitação em
dois períodos? Quantas e quais páginas foram vistas? Quais os principais
caminhos percorridos pelo visitante? Que campanhas atraíram mais
visitantes qualificados (aqueles que preencheram um formulário online, p.
ex.)? Quais as taxas de conversão de cada campanha?
Além disto, o administrador deve querer saber mais sobre cada
visitante incluindo seu nome, e-mail, companhia, etc... e saber o que cada
indivíduo fez no site, se leu sobre produtos, se fez compras, se
preencheu formulários, etc. É aí que entram os softwares para medição
de Web sites, estatísticas, web metrics, web analytics, ou, simplesmente,
analisadores de log. Esses programas surgiram para auxiliar o pessoal de
TI a medir as ocorrências registradas no servidor web (log) e cada vez
mais, com a implementação de recursos avançados, tem sido descobertos e
corretamente utilizados pelo pessoal de marketing e de negócios.
Apesar de um mercado, aparentemente, restrito, já se tem conhecimento
de mais de 50 desses softwares, alguns até com código aberto, que podem
ser baixados e utilizados livremente (ex.: Webalyzer, Analog,...). Outros
já com características avançadas, que permitem ao usuário configurar
detalhes como: grupos, cenários, produtos, retorno do investimento (ROI),
campanhas (ex. Webtrends, Urchin, 123LogAnalyzer, ClickTracks,...) . E
outros, mais avançados ainda, como o NetTracker, por exemplo, que além
de tudo isto, podem se integrar facilmente a programas e bases de dados
utilizados pela empresa com o objetivo de possibilitar o cruzamento de
informações da navegação Web com o seu legado, a fim de se obter a tão
comentada e necessária Inteligência de Mercado (BI).
Andrassy Lima Santos Jr. é Diretor de Tecnologia da NetTracker
Site:
www.nettracker.com.br
Andrassy Lima Santos Jr.
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