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Net e Embratel começam a vender "telefone a cabo"
SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online
A Net e a Embratel se uniram para vender serviços de telefonia
fixa --principalmente para assinantes da TV paga e internet
rápida (banda larga). O produto se chama "Net Fone Via
Embratel", começou a ser vendido nesta semana e funciona como
uma linha telefônica convencional --com a diferença de que a voz
trafega pela rede de cabos da Net, e as tarifas são cobradas em
minutos, e não em pulsos.
A instalação do aparelho custa R$ 300 (São Paulo), incluindo
impostos. Cliente da Net ou do serviço de banda larga da empresa
(Vírtua) está isento desta taxa. O chamado "terminal adaptador"
--conecta um telefone sem fio aos cabos da Net-- tem de ser
devolvido após o fim do contrato.
O pacote de créditos de 300 minutos (fixo para fixo) tem preço
de R$ 34,90 --ou R$ 0,11633 o minuto, incluindo impostos e
independente do horário da ligação. Esses valores (instalação e
franquia) valem apenas para São Paulo, Campinas, Santos,
Brasília, Belo Horizonte e Florianópolis.
De fixo para celular, o cliente paga R$ 0,65 o minuto. Também é
possível ligar para fora da cidade e do país --longa distância
nacional (R$ 0,25 entre fixos e R$ 1,20 entre fixo e celular) e
internacional (R$ 0,95 --para os EUA, R$ 0,5326).
Entre usuários do "Net Fone", moradores da mesma cidade, não
será cobrada nenhuma tarifa. Se eles ligarem para outra cidade,
pagam R$ 0,11633 o minuto. Serviços como conferência a três,
identificador, transferência e espera de chamadas serão
gratuitos até o fim de 2007.
Para se ter idéia, só a tarifa residencial de assinatura básica
da Telefônica custa hoje R$ 38,13 por uma franquia de cem
pulsos. Acima disso, o pulso (até 4 minutos) está fixado em R$
0,1472.
Reclamações
No início, o produto será oferecido apenas em nove cidades (São
Paulo, Campinas, Santos, Rio, Porto Alegre, Curitiba,
Florianópolis, Belo Horizonte e Brasília), mas a área de
cobertura será ampliada gradativamente para outras regiões,
informam as empresas.
No dia 2 de abril, será lançada campanha publicitária com o mote
de que o usuário da Net faz "barba, cabelo e bigode", uma
referência à trinca de produtos agora disponíveis (TV, internet
e telefonia). Para assinar o serviço, não é preciso ser cliente
dos serviços da Net(TV e Vírtua). O telefone de vendas é
0800-726-0800.
Em entrevista à imprensa, executivos da Net e da Embratel
evitaram divulgar expectativas de vendas do novo serviço.
Informaram só que, neste momento, possuem "mais de 10 mil e
menos de 100 mil terminais adaptadores" --isso dá menos de 4% da
base de assinantes dos serviços de TV paga e banda larga da Net
(2,5 milhões de domicílios).
"O lançamento marca a entrada da Net no mercado de 'triple play'
[oferta conjunta de serviços de vídeo, voz e dados]", disse o
diretor de produtos e serviços da Net, Márcio Carvalho.
Durante entrevista aos jornalistas, o executivo teve de
enfrentar questionamentos sobre o serviço de atendimento ao
consumidor da Net, alvo freqüente de
reclamações
de usuários, e sobre a política de tarifas do "Net Fone". Ele
sustentou que a empresa terá suporte técnico suficiente para o
novo produto e que "não há pegadinhas" nos preços anunciados.
Diferente do VoIP
A Net e a Embratel evitam caracterizar seu produto como um
serviço de VoIP (sigla em inglês para voz sobre plataforma de
internet), justificando que é utilizada uma rede privada de
cabos, e não a estrutura da "internet pública". O usuário também
não precisa ter computador nem ser assinante de nenhum provedor.
Antes do "Net Fone", no início deste mês, a TVA, Telemar e a
empresa de tecnologia Neo já haviam anunciado um serviço
oferecendo ligações de longa distância por meio do sinal de
banda larga. Há ainda o UOL Fone, em que também é possível
comprar créditos para ligações. Seu funcionamento é semelhante
ao da versão mais popular do Skype.
A união entre Net e Embratel concretiza os
planos
das Organizações Globo, controladora da Net, e da mexicana
Telmex, dona da Embratel e sócia da Globo na Net, de aproveitar
ao máximo as infra-estruturas das duas companhias, lançando
produtos em conjunto, no rastro da onda de convergência de
tecnologias. O faturamento com o "Net Fone" será repartido entre
as duas, em percentuais não-divulgados.
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