ABC exibe séries na web em busca de receita publicitária
 

Publicidade
da France Presse, em Nova York

A tendência de ver televisão pela internet é tão importante nos Estados Unidos que o canal de TV ABC decidiu oferecer gratuitamente pela web suas séries de maior sucesso, com o objetivo de atrair receita de publicidade.

A ABC, uma divisão da gigante Walt Disney, anunciou nesta semana a difusão gratuita pela internet --a partir de 1º de maio e durante um período de testes de dois meses-- de episódios de quatro séries de TV, entre elas as famosas "Desperate Housewives" e "Lost". O pacote ainda inclui "Commander in Chief" e "Alias".

O canal se define como "a primeira rede de TV que põe na internet suas séries sem nenhum gasto para o consumidor". "É o primeiro grande passo para uma nova forma de programação", disse Philip Leigh, especialista da empresa Inside Digital Media, que fica na Flórida (sul). "Claramente, 2006 será um ano importante para os vídeos na internet, e esta experiência da ABC inicia um movimento irreversível", acrescentou.

Já é normal encontrar na rede vídeos sobre atualidades ou esportes. "A CBS pôs na internet o campeonato universitário de basquete", destacou Leigh. Mas no caso das séries, os estúdios Warner Bros, por meio do portal AOL, limitaram-se apenas a "velhos clássicos da televisão".

Na ABC, os episódios poderão ser vistos inteiramente no site do canal (www.abc.com) a partir do seguinte à sua exibição e em horário central. A difusão será realizada em "streaming", método pelo qual os arquivos de vídeo não serão enviados aos discos rígidos dos computadores dos usuários.

William Drewry, da casa de corretagem Credit Suisse First Boston (CSFB), ressaltou que o principal objetivo da ABC é oferecer aos anunciantes novas formas de enviar suas mensagens publicitárias.

"Os consumidores poderão fazer uma pausa e avançar entre as 'sessões' de cada episódio, mas não poderão pular a publicidade", explicou o canal em comunicado. "Os spots publicitários serão interativos, oferecendo aos espectadores a possibilidade de fazer um 'click' para receber mais informação", ressaltou Drewry.

O grupo Disney não mencionou o preço da inserção publicitária, limitando-se a citar alguns anunciantes que participarão do teste: Procter and Gamble, Unilever, Ford e AT&T.

Para os grupos de telefonia fixa ou operadoras de TV a cabo, como a Comcast, a chegada de programas de TV gratuitos pela internet não é uma boa notícia, já que eles se concentram cada vez mais em seus sistemas 'pay per view'.

Alguns especialistas questionam a falta de aparelhos que permitam assistir aos programas pela rede com imagem de boa qualidade. No entanto, Leigh considera "que não é uma questão de tecnologia".

"É questão de oferecer programas que estimulem a demanda para esta tecnologia", afirmou, ressaltando que o grupo do setor de informática Hewlett-Packard colocará à venda, em pouco tempo, "televisores adaptados à internet", os quais oferecem a possibilidade de ver programas com mais conforto.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home