Aparelho
força o espectador a ver anúncios de TV
Philips inventou um dispositivo que obriga espectadores a ver os
anúncios de televisão. A invenção impede que espectadores troquem de
canal durante intervalos comerciais ou acelerem seus gravadores de vídeo
digital.
Segundo o site Cnet, o
consumidor só estaria liberado do congelamento naquele canal após pagar
uma taxa para a emissora. Este congelamento seria implementado
individualmente para cada programa, dando aos espectadores uma escolha
ao início de cada um.
De acordo com a patente publicada
recentemente pela Philips, o aparato poderia funcionar dentro de uma
caixa de controle e poderia utilizar a atual plataforma Multimedia Home
para receber um primeiro sinal do aparelho e responder controlando a TV.
Esta plataforma também seria capaz de enviar a informação de pagamento
que liberaria o congelamento, como se faz atualmente com conteúdo
pay-per-view.
Se implementada, a invenção teria um
impacto significante na cultura televisiva atual. Muitos espectadores
estão acostumados a ver dois programas ao mesmo tempo mudando de canais
durante os comerciais. Os controles remotos atuais da Philips e de
vários outros fabricantes endossam este hábito e dispõem de um botão
para retornar automaticamente ao último canal visto.
O equipamento também iria afetar
crianças que usam DVRs para zapear entre comerciais e usuários de
aparelhos DVR que permitem assistir um canal enquanto gravam outro. "A
Philips pretende desenvolver um novo paradigma na forma de ver televisão
sob demanda e não forçar pessoas a verem comerciais", explicou-se
Caroline Kamerbeek, diretora de comunicações da Philips International.
Porém o texto da patente, que pode ser
visto no atalho snurl.com/pezz, diz o contrário, inclusive reconhecendo
em uma das cláusulas que o mecanismo tem potencial para irritar os
consumidores. Kamerbeek considera que o uso ou não da tecnologia deve
ser de responsabilidade das emissoras e não da fabricante dos
dispositivos.
Magnet
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