Intel terá chip de 45 nanômetros já neste ano
SÃO PAULO - A Intel já tem protótipos de uma nova geração de chips com tecnologia de 45 nanômetros.
Os dispositivos eletrônicos construídos com a nova tecnologia serão cerca de 30% menores que os da geração atual, de 65 nanômetros. Para conseguir isso, a Intel vem empregando dois materiais novos na fabricação dos transistores que compõem o chip.
A comporta - parte do transistor onde entra o sinal de controle - passa a ser feita de metal, em vez de silício. Já a camada isolante que separa a comporta do canal por onde passa a corrente principal é feita de háfnio, em vez de óxido de silício.
O uso dos novos materiais permite miniaturizar os transistores sem elevar a fuga de corrente elétrica, um fenômeno que reduz a eficiência dos circuitos eletrônicos. O resultado prático, segundo a Intel, é um consumo de energia 30% menor.
A Intel pretende usar essa nova tecnologia em novos modelos de processadores Core 2 Duo, Core 2 Quad e Xeon. Os novos chips deverão entrar em produção no segundo semestre deste ano.
O lançamento dá, à Intel, uma considerável dianteira sobre a AMD, a Sun e outros fabricantes de processadores. É improvável que algum deles venha a fabricar processadores de 45 nanômetros ainda neste ano.
|