|
Apple e Beatles entram em acordo sobre uso da maçã
da Folha Online
A Apple Inc., fabricante do iPod, anunciou nesta segunda-feira que superou um desentendimento com a companhia dos Beatles Apple Corps Ltd. sobre o uso da marca, em um novo acordo que agora dá o controle do nome à empresa de Steve Jobs.
A Apple Inc. detém, a partir de agora, todas as marcas registradas relacionadas a "Apple" e irá autorizar o uso de algumas dessas marcas à Apple Corps. A disputa judicial entre as companhias sobre a marca registrada também será encerrada.
"Amamos os Beatles, e foi doloroso o desentendimento com eles sobre estas marcas", afirmou o presidente da Apple Inc., Steve Jobs, em um comunicado.
Os donos da Apple Corps --Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono (viúva de John Lennon) e a fundação George Harrison-- acusavam o gigante da informática americano de descumprir um acordo firmado entre as partes em 1991 sobre o uso do símbolo da maçã.
Maçã verde X Maçã mordida
A empresa fonográfica foi criada em 1968 pela banda de Liverpool e adotou como logotipo uma maçã verde. A companhia de Steve Jobs foi fundada em 1976 e escolheu como símbolo uma maçã mordida.
Porém, a progressiva entrada do grupo norte-americano no mundo do entretenimento fez com que a companhia quisesse um acordo menos restritivo, atitude que desencadeou em 1989 uma disputa legal no Tribunal Superior de Londres.
As duas companhias chegaram a um acordo em 1991 para compartilhar o uso da fruta como símbolo comercial.
|
|
|