|
IBM
deve demitir 1.315 funcionários nos EUA, diz sindicato
Philipp Gollner
A IBM, maior empresa do mundo no setor de
serviços de tecnologia, cortará 1.315 postos de trabalho relacionados
com o setor de serviços nos EUA, afirmou na terça-feira um sindicato que
tenta organizar os funcionários da empresa.
Os cortes afetam os empregados de várias áreas, entre as quais as de
operações de sistemas de servidores, integração tecnológica e serviços
financeiros e administrativos, disse em seu site a Alliance, um grupo
ligado ao sindicato Trabalhadores do Setor de Comunicações da América.
Líderes sindicais não puderam ser encontrados para se manifestar
sobre a notícia.
A empresa, cujo nome completo é International Business Machines
Corp., possuía 355.766 funcionários no mundo todo, no final de 2006,
segundo seu balanço anual mais recente.
John Bukovinsky, porta-voz da IBM, afirmou que não poderia confirmar
o número de vagas a serem cortadas. E disse que tais cortes "não
deveriam ser uma surpresa" já que a empresa indicou, depois do seu mais
recente balanço, do dia 17 de abril, que pretendia diminuir seus gastos
nos EUA.
O porta-voz disse que a IBM não prevê perder faturamento devido às
demissões, que descreveu como normais para uma empresa de serviços que
depende da demanda, sempre variável, de seus clientes.
"Estamos adotando uma série de ações para tratar de nossa base de
custo nos EUA, incluindo um foco primário na nossa doutrina de
gerenciamento de recursos e custos e no reequilíbrio dos recursos, tudo
isso enquanto implantamos nossa estratégia global de custos", disse Mark
Loughridge, diretor executivo do setor financeiro da empresa.
A declaração foi dada durante uma conferência telefônica realizada
com analistas no dia 17 de abril, segundo revelou uma transcrição dessa
conferência.
Loughridge disse em abril que o primeiro trimestre da IBM havia sido
"marcadamente fraco" nos EUA, especialmente nos setores de serviços
industriais, financeiros e de comunicações.
As demissões aparecem depois de um anúncio feito na segunda-feira
pela empresa afirmando que pretendia contratar 500 pessoas para
trabalharem em um novo "call center" de atendimento a clientes a ser
montado em Daleville, Indiana, durante no ano de 2010.
O projeto de 2,9 milhões de dólares soma-se a outros planos da IBM
para contratar mais 500 funcionários em Indiana durante os próximos três
anos.
|