Fofoqueiros on-line conquistam público na web

Daniela Arrais
Colaboração para a Folha de S.Paulo

A visita da cantora Madonna ao Malauí (África) transforma-se em uma fotonovela. As idas e vindas de Britney Spears a centros de reabilitação são registradas em detalhes.

Em blogs dedicados a celebridades, rumores, especulações e opiniões rendem notícias divertidas --atualizadas em velocidade superior à de qualquer revista do gênero. O Perez Hilton (
www.perezhilton.com ) é um dos maiores expoentes desse tipo de blog.

Com 6 milhões de visitantes por dia, o blog já foi classificado como "o mais odiado de Hollywood" pelo "The Insider", programa de TV dedicado a celebridades. Desde então, transformou-se em visita obrigatória para quem quer fuçar a vida de gente como Paris Hilton e o casal David e Victoria Beckham.

Mario Armando Lavandeira Jr., 29, é o Perez em questão. O norte-americano, que se auto-intitula "Gossip Gansta" (Gângster da Fofoca) e "Queen of All Media" (Rainha de Todas as Mídias), não poupa celebridades de seu humor sarcástico.

Perez ganhou notoriedade por tirar celebridades "do armário". O seu principal "furo" foi fazer Lance Bass, um dos vocalistas do extinto grupo N"Sync, assumir a homossexualidade.

"Trabalho duro e tento divertir as pessoas. Acho que é por isso que o blog faz tanto sucesso", disse Perez em entrevista à Folha . O blogueiro, que se transformou em celebridade, freqüenta festas em Hollywood e posa ao lado de quem é alvo de seus comentários. "Amo [a cantora] Gwen Stefani, mas gosto mesmo é de falar de Britney Spears."

Hoje em dia, Perez, que já foi ator, publicitário e redator de publicações voltadas ao público gay, dedica-se exclusivamente ao blog, que virou fonte de renda --o dinheiro é obtido a partir de anúncios. "É um bom negócio, me sinto bastante sortudo em fazer o que eu gosto e ainda ganhar dinheiro", afirma.

Mas a fama também acarreta problemas. Perez costuma publicar fotos de celebridades em situações constrangedoras (e ainda acrescenta desenhos toscos feitos no Paint Brush), sem pagar aos autores das fotos.

Isso já lhe rendeu vários processos sobre direitos autorais -em novembro de 2006, a X17, uma das maiores agências de fotos de Hollywood, processou Perez, pedindo US$ 7,5 milhões.

Tempero brasileiro

No Brasil, o Papel Pop (
www.papelpop.com ) se dedica à cultura pop, "com humor, informação e muitas celebridades que você não convidaria para almoçar na sua casa", define Phelipe Cruz, 27. Há cinco anos, primeiro no extinto Philipinas e agora no Papel Pop, o jornalista escreve sobre filmes, músicas, celebridades e "besteiras do cotidiano ou da televisão".

"Queria fazer do Papel Pop um blog que eu gostasse de ler diariamente. Tanto que, quando escrevo lá, a minha única preocupação é falar sobre aquilo que eu gosto e acho divertido. A minha sorte é que muita gente curte as mesmas coisas que eu", diz.

As celebridades brasileiras não costumam ganhar muita atenção do Papel Pop. "Angélica está grávida? E daí? Todo mundo já está sabendo. O que acontece lá fora não ganha tanto espaço na imprensa daqui, então falar sobre as celebridades de fora acaba sendo um diferencial", afirma.

O Papel Pop recebe cerca de 20 mil visitas por dia. Para atualizá-lo, Phelipe precisou aprender um pouco de HTML (para fazer links, subir vídeos e fotos) e de navegação.

O site começou como um passatempo, mas agora já rende dinheiro. "Algumas gravadoras, sites de revistas e lojas on-line nacionais e internacionais já se interessaram em deixar um banner.

Alguns sites pornôs também já me ofereceram uns bons dólares para anunciar, mas ainda não fui maluco o suficiente para aceitar", afirma.

Como prova de sucesso, o Papel Pop já ganhou até uma sátira, o Papel Pobre (
www.papelpobre.blogspot.com ), atualizado por "Angela Bismarchi" (referência à modelo homônima, que ficou conhecida ao ter o corpo esculpido pelo marido, Ox Bismarchi, cirurgião que foi assassinado em 2002).

Sem endereço para contato, o Papel Pobre diverte os visitantes com tiradas sobre a paternidade da filha de Tom Cruise e Katie Holmes, atores "gostosões" e gente que um dia já foi famosa.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarkt  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home