A rede, desenvolvida em colaboração com o governo da região espanhola da Andaluzia, nasceu a partir de uma ideia de Luiz Gonzales-Simarro, que decidiu se desfazer de uma webcam e pensou que outra pessoa, com menos recursos, poderia utilizar o equipamento. Simarro entrou em contato com o empresário Mauro Garcia e, junto a uma equipe de programadores, desenvolveram esta iniciativa que já conta com quase 3 mil presentes cadastrados.
Depois que o usuário se cadastra na rede, pode escolher um presente, desde que já tenha oferecido pelo menos dois novos objetos à rede, ou através do envio de uma mensagem de texto do seu celular, ao custo de 1,5 euro. A única norma é que o usuário precisa disponibilizar dois presentes para poder pegar um, independentemente do valor dos objetos. Algumas empresas já começaram a utilizar a nova rede para divulgar seus negócios com promoções e ofertas especiais.
A rede pretende alcançar o maior número de participantes em todo o mundo e, para isso, criou uma ferramenta através da qual os usuários podem avaliar os outros usuários da rede, de forma que os internautas possam saber a pessoa é confiável e se oferece presentes de qualidade.
Apesar da rede ter acesso livre e gratuito, os usuários também podem criar suas próprias redes internas e convidar amigos e conhecidos, que serão os primeiros a terem acesso aos novos objetos oferecidos.
Os criadores do site afirmam que a iniciativa favorece também o "desenvolvimento econômico sustentável e ajuda o meio ambiente" através da reciclagem. Cerca de 50% dos lucros obtidos através da publicidade e da opção de pagamento através do celular será destinado a organizações não-governamentais, assim como a criação de uma fundação do PresentTube.
Confira os presentes disponíveis no endereço presenttube.com.