Câmera de documentos
Uma empresa incubada na USP, a Bonavision Auxílios Ópticos, lançou um novo equipamento que captura e apresenta imagens e sons em tempo real.
"Esperamos que o equipamento seja usado nas mais diversas áreas do conhecimento e da atividade tecnológica. São múltiplas as possibilidades de uso: em controle de qualidade de produção, impressão, ampliação de imagens em medicina forense, produção de produtos que exijam precisão, como a fabricação de circuitos, colagens, tecelagem, entre outros", disse o pesquisador José Américo Bonatti.
O produto também poderá auxiliar professores e pesquisadores em apresentações didáticas de textos, fotografias e amostras, entre outros materiais.
A mesa de visualização foi desenvolvida com apoio da FAPESP por meio dos programas Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI).
O equipamento consiste em uma bandeja fixa com trilhos metálicos funcionando como guia para uma câmera de vídeo colorida que desliza sobre a estrutura, movimentando-se horizontal e verticalmente de modo a percorrer toda a área de trabalho.
Além de mostrar o material visualizado em tempo real, o equipamento permite a transmissão simultânea do conteúdo capturado ou gravado, integrando-se a computadores, televisores, projetores e quadros interativos.
"Anotações, trabalhos manuais, colagens e dissecções podem ser realizados com grande riqueza de detalhes", disse Bonatti.
Câmera móvel
A estrutura é ajustável à demonstração de páginas de livros, manuscritos e objetos e peças diversas. O tamanho da imagem pode ser ajustado por meio de zoom para proporcionar visão panorâmica ou focalizada em grande aumento.
O design do equipamento e os deslocamentos horizontais e verticais da câmera dispensam a movimentação do objeto, que pode permanecer fixo sobre a prancha. Também é possível alternar a imagem captada com as imagens provenientes do computador.
A transmissão para monitores é feita por cabo de vídeo composto ou conexão VGA para tela de monitor de computador e projetor, com microfone para gravação de áudio.
A câmera pode sair de seu encaixe, caso seja necessário. O ajuste do tamanho da imagem e do foco é feito por meio de alavancas no corpo da câmera, que tem sensor CCD de 1/3 de polegada e resolução de 580 linhas, gerando registros com resolução de 800 por 490 pixels de áreas muito pequenas, graças às lentes de zoom.
Inovação Tecnológica
- Primeiro selfie espacial: Rosetta e seu cometa
- Veículo elétrico pessoal pode ser guardado na mochila
- Primeira tela flexível à base de grafeno
- Impressora 3D faz peças com gradientes de metais
- Comunicação quântica feita pelo ar à luz do dia
- Internet acadêmica será 50.000 vezes mais rápida que banda larga
- Wi-Fi sem baterias é nova esperança da Internet das Coisas
- Mesa de visualização captura, amplia e transmite imagens
- Pele inteligente torna aviões capazes de sentir danos
- Metal vira vidro com técnica de resfriamento ultrarrápido
- Ferramenta deixa relógios Android com cara de Apple Watch
- Stephen Hawking apresenta cadeira de rodas inteligente da Intel
- Computadores sem cabos de energia chegam em 2015, diz Intel
- Novos iPhones devem chegar a 15 países neste mês
- Empresa anuncia disco rígido de 10 TB
- Onedrive agora suporta arquivos de até 10GB
- Lâmpada inteligente começa a ser vendida no Brasil por R$ 399
- Carteiras digitais entram na mira dos phisings
- Novo sistema do google melhora reconhecimento de objetos
- Agora é possivel fazer compras pelo twitter