Cresce a confiança do
internauta em transações eletrônicas
Os internautas norte-americanos que compram e realizam outras transações
on-line têm mais confiança na internet agora que há um ano, segundo
levantamento da Conference Board, grupo de estudos de mercado que reúne algumas
das maiores empresas dos Estados Unidos.
Um terço (33%) dos internautas entrevistados disseram acreditar que as transações
on-line são seguras, número maior que o do ano passado, 27,5%.
Cerca de 25% deles acreditam que suas informações pessoais estarão seguras na
rede --número também maior que o registrado no final de 2002, 22%.
Os fazem parte do estudo "Consumer Internet Barometer", realizado em
conjunto com a Forrester Research e a NFO WorldGroup.
Bom momento
Os números aparecem num momento em que o comércio eletrônico norte-americano
só tem o que comemorar. Em 2002, o setor viu um salto de 40% nos gastos
on-line, que chegaram a US$ 74 bilhões, segundo a comScore.
"O resultado é impressionante, considerando a fragilidade da economia e a
fraca temporada de compras do Natal que tivemos este ano", diz comunicado
da empresa de pesquisas.
A pesquisa considerou compras realizadas por consumidores norte-americanos que
se conectaram à internet a partir de suas casas ou do trabalho.
O resultado é preliminar, e, segundo a comScore, foi obtido a partir de projeções
realizadas no mês de agosto. Mas dados reais tomados no dia 20 de dezembro
confirmam as previsões, segundo a empresa.
O estudo também avaliou o comportamento dos internautas norte-americanos em
relação às compras on-line. Mais da metade (53%) acreditam que a rede é a
forma mais fácil e conveniente para comprar, e 61% acessam a web para encontrar
promoções.
Quanto às limitações, a privacidade continua a maior preocupação dos
internautas. De acordo com os números, 38% dos internautas ainda se sentem
desconfortáveis em dar o número de seu cartão de crédito na rede.
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