Crianças
aprendem melhor com os recursos da informática
Editoras apostam no novo filão
infantil e oferecem lançamentos
runo Henrique Campos Alves, de dois anos e sete meses, parece gente grande
quando está na frente do computador. Apesar de não ter muita habilidade
com o mouse, ele fica compenetrado quando está diante de uma tela. Ele já
tinha tido contato com algumas ferramentas do computador, como o paint
brush (ferramenta que possibilita desenhar e colorir), mas esta foi a
primeira vez que utilizou um joguinho. Bruno "testou" para a
Gazeta do Povo o software educativo da Positivo Informática Winnie The
Pooh Maternal, destinado a crianças de dois a quatro anos.
A história do software faz a criança passear pelo Bosque dos Cem Acres
tendo a companhia do urso Pooh e seus amiguinhos. O objetivo do software
é reunir todos os personagens do bosque para que cada um deles possa
trazer um presente para a festa de aniversário do burrinho Ió.
Bruno teve mais facilidade com a atividade Máquina de Sons do Tigrão, na
qual a criança identifica os sons e os liga aos instrumentos. A atividade
com que ele menos se identificou foi Organizando a Bagunça. Nesta etapa,
a criança tem que colocar os objetos correspondentes dentro dos baús. O
único senão é que, como o cenário do software é muito rico em
detalhes, Bruno acabou se dispersando um pouco.
Vantagens
O ponto alto do software é que ele interage o tempo todo com a criança,
fazendo elogios ou perguntando se quer continuar a brincadeira. Bruno
respondia ao computador como se falasse com alguém e jogava com mais
disposição quando recebia elogios. Outra vantagem é o desenvolvimento
de algumas habilidades, como musicalidade, reconhecimento e ordenação de
letras, raciocínio, atenção, memória, companheirismo e solidariedade.
Além de jogar, o software oferece folhas de atividade para impressão,
com mini-adesivos, adesivos grandes, cartões personalizados e marcadores
de livros. O software ainda oferece uma tabela de progresso, através da
qual os pais podem acompanhar a porcentagem concluída do jogo e o tempo
gasto (em minutos). Na Máquina de Sons do Tigrão, por exemplo, Bruno
conseguiu 100% em apenas cinco minutos.
Uma outra vantagem é que o programa oferece três níveis de dificuldade.
Um probleminha encontrado é que, se você tem proteção de tela
instalada no computador, o jogo pode ficar lento ou até travar o
equipamento e a criança poderá ter que voltar ao início da brincadeira.
Escolas
Muitas das crianças têm tido o primeiro acesso à tecnologia nas escolas
onde estudam. Esta situação se confirmou com uma recente pesquisa da
Fundação Getúlio Vargas – O Mapa da Exclusão Digital. O estudo
mostrou que o número de alunos do ensino fundamental matriculados em
escolas com computador cresceu de 10,8% em 1997 para 23,9% em 2001. A
situação é melhor entre os alunos do ensino médio. Nesse grupo, 29,1%
frequentavam colégios com laboratório de informática em 1997. O número
cresceu para 55,9% em 2001.
Entre os estados que mais avançaram na informatização escolar, o Paraná
ficou na segunda posição, onde 37,2% dos alunos da rede escolar tinham
computador à disposição em 2001.
Um exemplo é o Berçário e Pré-escola Primeira Infância, que fica no
bairro Cristo Rei. Há cerca de três anos, os alunos na faixa etária de
quatro a seis anos usam a informática e os softwares infantis como um
instrumento adicional para as aulas. Segundo a pedagoga da escola Viviane
Carvalho Langer com o uso da informática, as crianças ficaram mais
atentas, observadoras e desenvolveram a coordenação motora.
Nos dois primeiros anos, a pré-escola oferecia laboratórios no local,
mas como ela cresceu muito, este ano fez um parceria com outra grande
escola. "Até os pais das crianças sentiram a mudança, pois elas
chegavam em casa e tinham interesse de continuar usando o computador. A
experiência está sendo bastante válida", comenta.
Priscila
Bueno
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