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PC 'montado' é opção econômica
ALEXANDRE MANDL
da Folha de S.Paulo
O usuário disposto a comprar um computador tem diversas opções. Uma
alternativa são os micros "montados", ou seja, produzidos por lojas e
pequenas empresas independentes. O consumidor só precisa ficar atento às condições
da aquisição para não acabar no prejuízo na hora da garantia.
A reportagem visitou a rua Santa Ifigênia, tradicional centro das lojas de
informática de São Paulo, e pesquisou qual seria a configuração mais
indicada pelas lojas alternativas. A conclusão é que, com R$ 2.000, o usuário
consegue comprar um micro satisfatório.
O orçamento indicado pelas lojas é de um PC com processador de 2 GHz, 256
Mbytes de memória, placa-mãe com interface AGP, gravador de CDs que também lê
DVD (Combo), monitor de 15 polegadas e disco rígido de 40 Gbytes de 7.200 rpm.
A máquina já vem com gabinete, teclado ABNT-2 e mouse.
De acordo com a pesquisa realizada pela reportagem, a maior diferença não está
no preço dos PCs. A garantia é o item que apresenta o maior contraste. Algumas
lojas oferecem suporte de um ano. Porém outras chegam até a propor 36 meses de
assistência a qualquer componente do micro.
O usuário precisa saber que, mesmo sendo até R$ 1.000 mais baratos do que os
modelos similares de grandes fabricantes, os micros "montados" também
têm desvantagens. Os PCs não acompanham nenhum software, seja o Windows XP,
Linux, pacote Office, programas antivírus ou enciclopédias.
Segundo o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), o cliente de
lojas especializadas não deve se tomar pela emoção da economia. A assistente
da direção da organização, Lucia Helena Magalhães, diz que o maior problema
gerado na hora da aquisição é o impulso. "O consumidor tem de lembrar
que é preciso coletar todas as informações possíveis para que não acabe com
prejuízos."
Magalhães explica que o consumidor precisa ter muito cuidado na hora de fazer o
orçamento do computador. Ela afirma que é o pedido de compra, junto com a nota
fiscal, que especifica qual o equipamento que terá direito ao suporte técnico.
O conselho do Procon é que os documentos de pagamento, como os recibos,
contenham até mesmo o número dos cheques ou do cartão de crédito.
"Documentos bancários são provas da compra do bem durável", diz.
A análise da especialista do Procon é que o consumidor não precisa temer a
compra de PCs em lojas alternativas. "Por lei, todo fabricante, além do
lojista, tem suas obrigações. Só evite mesmo o camelô", afirma.
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