Novas empresas apostam em aluguel de software
 


Duas novas companhias estão buscando abrir capital em bolsa no próximo ano em mais um desafio para a produtora de software corporativo Siebel Systems. A empresas tem uma proposta que oferece aluguel de programas aos clientes em vez de compra.

As companhias Salesforce.com e NetSuite atraíram atenção do mercado ao oferecerem às empresas software baseado na Web por uma quantia mensal modesta, em vez de obrigarem os clientes a pagarem milhões de dólares para manterem seus próprios sistemas de programas e equipamentos.

A Salesforce.com tem cerca de 8 mil clientes e chegou ao lucro em 2003. Em dezembro, a empresa encaminhou às autoridades norte-americanas pedido para abertura de capital estimada em 118 milhões de dólares. Sua rival menor, a NetSuite, também planeja abrir capital em 2004 e prevê lucro na segunda metade do mesmo ano. "A abertura da Salesforce vai ter alta demanda", afirmou o editor do site IPOdesktop.com, que trata do mercado de ações de novas empresas, Francis Gaskins. "Há um apetite para companhias de software que construíram uma marca dentro de seus nichos".

As produtoras conseguiram mercado ao oferecer a pequenas empresas e filiais remotas de grandes corporações recursos tradicionalmente disponíveis apenas por grandes sistemas de software corporativo. Os produtos estão disponíveis na Internet sem a inconveniência e o alto preço da instalação de sistemas.

Estas empresas com modelo de negócio baseado em assinaturas também estão sendo vistas com bons olhos por Wall Street porque têm menos flutuação de receitas. "A principal atração é a previsibilidade das receitas, diferente da indústria de software em geral", afirmou o diretor de pesquisa do Aberdeen Group, Denis Pombriant. Segundo estimativas do analista, o setor deve crescer sete vezes nos próximos cinco anos, para US$ 2 bilhões.

A Siebel, a maior produtora do mundo de softwares de gerenciamento de clientes, que ajudam grandes empresas a acompanhar os compradores de seus produtos, administrar centrais de relacionamento e produzir campanhas de marketing, relançou este mês uma versão de seus produtos baseada na Internet.

A empresa lançou um plano de assinatura de US$ 70 por mês, dois anos depois de ter encerrado uma fracassada tentativa de atuar no segmento. Até agora, a empresa afirma que milhares de clientes se registraram no serviço para obterem mais informações. A Siebel afirmou que a principal ameaça ao seu serviço sob demanda relançado não são pequenas empresas como a Salesforce, mas grandes nomes como Microsoft e PeopleSoft.
 
Reuters

 

 

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