Novas
empresas apostam em aluguel de software
Duas novas companhias estão buscando abrir capital em bolsa no próximo
ano em mais um desafio para a produtora de software corporativo Siebel
Systems. A empresas tem uma proposta que oferece aluguel de programas
aos clientes em vez de compra.
As companhias
Salesforce.com e NetSuite atraíram atenção do mercado ao oferecerem
às empresas software baseado na Web por uma quantia mensal modesta, em
vez de obrigarem os clientes a pagarem milhões de dólares para
manterem seus próprios sistemas de programas e equipamentos.
A Salesforce.com tem
cerca de 8 mil clientes e chegou ao lucro em 2003. Em dezembro, a
empresa encaminhou às autoridades norte-americanas pedido para abertura
de capital estimada em 118 milhões de dólares. Sua rival menor, a
NetSuite, também planeja abrir capital em 2004 e prevê lucro na
segunda metade do mesmo ano. "A abertura da Salesforce vai ter alta
demanda", afirmou o editor do site IPOdesktop.com, que trata do
mercado de ações de novas empresas, Francis Gaskins. "Há um
apetite para companhias de software que construíram uma marca dentro de
seus nichos".
As produtoras
conseguiram mercado ao oferecer a pequenas empresas e filiais remotas de
grandes corporações recursos tradicionalmente disponíveis apenas por
grandes sistemas de software corporativo. Os produtos estão disponíveis
na Internet sem a inconveniência e o alto preço da instalação de
sistemas.
Estas empresas com
modelo de negócio baseado em assinaturas também estão sendo vistas
com bons olhos por Wall Street porque têm menos flutuação de
receitas. "A principal atração é a previsibilidade das receitas,
diferente da indústria de software em geral", afirmou o diretor de
pesquisa do Aberdeen Group, Denis Pombriant. Segundo estimativas do
analista, o setor deve crescer sete vezes nos próximos cinco anos, para
US$ 2 bilhões.
A Siebel, a maior
produtora do mundo de softwares de gerenciamento de clientes, que ajudam
grandes empresas a acompanhar os compradores de seus produtos,
administrar centrais de relacionamento e produzir campanhas de
marketing, relançou este mês uma versão de seus produtos baseada na
Internet.
A empresa lançou um
plano de assinatura de US$ 70 por mês, dois anos depois de ter
encerrado uma fracassada tentativa de atuar no segmento. Até agora, a
empresa afirma que milhares de clientes se registraram no serviço para
obterem mais informações. A Siebel afirmou que a principal ameaça ao
seu serviço sob demanda relançado não são pequenas empresas como a
Salesforce, mas grandes nomes como Microsoft e PeopleSoft.
Reuters
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