Rede social do Google é febre na Internet
 

Rafael Rigues

"Orkut - José da Silva has added you to his friends list". Se você tem vários amigos espalhados por toda a Internet e ainda não recebeu um e-mail como este, provavelmente vai receber em breve. A nova "rede social", criada por Orkut Buyukkokten, funcionário do Google, se espalha rapidamente.

Nos dois primeiros dias de fevereiro, 100 mil novos usuários se cadastraram no sistema, um ritmo de crescimento muito superior ao dos concorrentes como o Friendster ou Tribe. O número é ainda mais impressionante se você considerar que a inscrição não é aberta a todos os internautas. É preciso ser convidado por alguém que já é membro para poder entrar.

O Orkut, que ainda é um protótipo, funciona mais ou menos assim: quando uma pessoa te adiciona à lista de amigos, você também pode adicioná-la à sua, se a amizade for recíproca, ou deixá-lo de fora. Você também pode se declarar "fã" de um amigo, deixar mensagens, escrever um testemunho sobre ele, adicionar ele (ou ela) à lista de pessoas por quem você tem uma "queda", e por aí vai. Os usuários também podem se organizar em "comunidades", e criar fóruns de discussão sobre temas variados.

E à medida que a sua "rede social" vai crescendo e você entra em contato com amigos, amigos dos amigos ou outros usuários com os mesmos interesses que você, o potencial do Orkut começa a surgir. De sua rede podem surgir parceiros de escalada, oportunidades de negócio ou até mesmo o grande amor de sua vida.

Todo o burburinho ao redor do serviço, que ainda é um protótipo, já gerou até um mercado negro. Membros estão vendendo convites a US$ 2,00 cada. No eBay, convites chegaram a ser leiloados por até US$ 10,00.

Contudo, o Orkut também tem um lado sombrio. Há uma cláusula nos termos de adesão ao serviço que garante aos proprietários do sistema direitos a tudo o que você fizer, disser ou postar no sistema. Seja uma piadinha, um trecho de seu novo romance, a letra de uma música, uma nova imagem, ou um algoritmo para resolver um complicado problema de programação. O trecho relevante está na seção "orkut.com's proprietary rights", primeiro parágrafo, que reproduzimos, traduzido, abaixo.

Ao submeter, postar ou mostrar quaisquer materiais no ou através do serviço orkut.com, você automaticamente nos dá direitos mundiais, não-exclusivos, sublicenciáveis, transferíveis, sem royalties, perpétuos e irrevogáveis, para copiar, distribuir, criar trabalhos derivativos ou executar e exibir publicamente tais materiais.

Ou seja, cuidado com o que você diz. A Microsoft incluiu termos similares no sistema de autenticação Passport, usado em vários de seus serviços online como o Hotmail e MSN Messenger, e foi forçada a alterá-los após a reação do público. O Yahoo! tentou a mesma coisa com o Yahoo! Groups, e também desistiu após reclamações. Na verdade, esta é uma cláusula quase padrão em todos os serviços via Internet. Se colar beleza, se alguém reclamar ela é rapidamente removida do contrato, sem deixar vestígios.

Outra preocupação dos defensores da privacidade é a enorme quantidade de informações que o sistema tenta coletar sobre você durante o processo de registro. É um paraíso para os marketeiros, que ficam sabendo tudo sobre seus clientes, e podem cruzar e armazenar estas informações em perfis úteis em futuras campanhas de marketing. Contudo, você não é obrigado a fornecer todos os dados que o sistema pede, ou a fornecer dados verdadeiros, embora isso aumente suas chances de encontrar pessoas interessantes.
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