|
Energia solar leva internet à
floresta
da Folha de S.Paulo
Três horas diárias, três vezes por semana. Esse é o tempo médio que os índios
das tribos dos yawanawas e dos ashanincas podem ficar conectados à internet.
As aldeias contam com duas antenas de recepção de satélite cada uma, mantidas
por energia solar. Ou seja, se o tempo estiver chuvoso, são menos dias. Se
melhorar, as comunidades podem se conectar cinco dias por semana.
Na aldeia dos ashanincas, Shatsy, 22, usa um programa de comunicação para
bater papo on-line com Nane, 23, da aldeia dos yawanawas. As duas lideram o
projeto de formação Rede Povos da Floresta. Ambas foram as primeiras mulheres
a fazer parte do grupo, formado majoritariamente por homens.
Shatsy e Nane foram ao Rio de Janeiro no ano passado e tomaram aulas para
aprender a operar o computador e acessar a internet, abrindo sites ou papeando.
Idealizado pelo CDI (Comitê para Democratização da Informática), o projeto
tem como objetivo a criação de escolas de informática para usar o computador
como ferramenta em cursos de capacitação junto às etnias.
O CDI (www.cdi.org.br)
fechou parceria com a Comissão Pró-Índio do Acre (www.cpiacre.org.br),
que também conta com acesso à internet, mas com conexão de banda larga
convencional, uma vez que está localizada em Rio Branco (AC).
Segundo Rodrigo Baggio, diretor-executivo do CDI, a parceria com a Comissão Pró-Índio
do Acre "foi estratégica, uma vez que eles recebem dezenas de etnias para
fazer cursos de capacitação".
O projeto foi iniciado em setembro do ano passado, quando três aldeias --duas
no Acre e uma no Rio de Janeiro-- receberam seus respectivos computadores.
Hoje o comitê conseguiu colocar uma máquina na tribo dos xacriabás, próxima
à região de Montes Claros (MG).
Nessa aldeia, o processo de miscigenação está bastante alastrado. Por essa
razão, o desafio do CDI é diferente: "Não se trata apenas de
informatizar o local, mas apoiar o processo de resgate da cultura", diz
Baggio. Além da informatização e do uso da internet, há também a elaboração
de apostilas e de livros.
|
|
|