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Napster oferece toca-MP3 de
graça para atrair assinantes
da Folha Online
O Napster --que já foi o maior programa de download de músicas da internet,
foi derrotado pelas gravadoras e agora voltou e vende canções on-line-- começou
a oferecer um aparelho toca-MP3 de graça a usuários que assinarem por um ano
seu serviço.
Por US$ 119,40, o internauta assina o serviço e ganha um Rio Chiba Sport,
avaliado em US$ 130 e capaz de guardar 128 MB de músicas MP3. Por um adicional
de US$ 80, é possível ter um Rio Nitrus, que tem 1,5 GB de memória.
Com a promoção, a Roxio --atual dona do Napster-- tenta se aproximar do modelo
de negócios para música digital da Apple, que possui um player próprio e já
vendeu quase 70 milhões de músicas pelo iTunes. O Napster, em comparação,
vendeu até hoje cerca de 10 milhões de arquivos, segundo a Roxio.
No início do mês, uma subsidiária da Sony fechou uma parceria com o
McDonald's para oferecer downloads gratuitos de música, enquanto a maioria das
outras lojas de música on-line dos Estados Unidos --deste o iTunes, da Apple,
até o Rhapsody, da RealNetworks-- têm feito acordos com marcas famosas como
Pepsi ou United Airlines para promover o download de canções.
Além disso, a Roxio enfrenta as dívidas que o Napster traz da era de processos
contra as gravadoras. "Enquanto a Roxio prevê faturamento de US$ 40 milhões
com o Napster para este ano, acreditamos que eles precisariam chegar a US$ 300
milhões para chegar ao ponto de equilíbrio financeiro, e parece que isso não
vai acontecer nos próximos 12 meses", disse PJ McNealy, analista da
American Technology Research.
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