Crianças
que usam PC aprendem melhor, diz estudo
Crianças em idade pré-escolar que usam computadores parecem desenvolver
melhores habilidades de aprendizado que colegas que não utilizam a
ferramenta, afirmaram pesquisadores norte-americanos hoje.
O estudo, que avaliou 122
crianças com idades entre três e cinco anos e foi publicado no periódico
Pediatrics, mostra que as que usaram computadores em casa ou na
escola três a quatro vezes por semana tiveram notas maiores em
desenvolvimento cognitivo e disposição escolar.
Levantamentos anteriores
descobriram que o computador melhora a habilidade motora das crianças e o
reconhecimento de números e letras.
Mas outra pesquisa
divulgada anteriormente sustenta que não há relação entre o uso de
computador e capacidades de conhecimento e de idioma, além disso, alguns
especialistas acreditam que o computador substitui experiências
essenciais da infância, como brincar com brinquedos ou com outras crianças.
Na nova pesquisa, os
cientistas descobriram que não há benefício para as crianças que jogam
videogames em casa. Da parcela de 56% das crianças com computadores em
casa, a maioria tinha videogames, afirmam os autores do estudo, Xiaoming
Li, pediatra da universidade estadual Wayne, e a psicóloga Melissa
Atkins, da universidade estadual de Ohio.
Os autores afirmam que o
estudo é limitado pois usa estimativas dos pais sobre o tempo que as
crianças passam no computador e que não avalia a freqüência de uso de
software educacional.
Os pesquisadores disseram
que as crianças usam computadores de várias formas. Elas digitam, jogam
e brincam com software educacional, manipulam mouse ou joystick, assistem
a imagens ou até imitam os pais.
Reuters
|