|
Aliança para vida
digital será anunciada em breve
Um grupo de 145 empresas de tecnologia de todo o mundo planeja
anunciar hoje uma aliança para apoiar o desenvolvimento de
computadores, produtos eletrônicos domésticos e aparelhos móveis
capazes de compartilhar conteúdo digital. O grupo, que será
conhecido como Digital Living Network Alliance, planeja promover o
desenvolvimento do mercado incipiente de aparelhos capazes de
distribuir e compartilhar música, filmes, e programas de televisão
facilmente, por toda a extensão da casa.
A aliança publicará normas quanto à fabricação de bens eletrônicos
de consumo padronizados, e estabelecerá um selo de aprovação para
os produtos que seguirem essa orientação. Um logotipo para os
produtos certificados estará disponível a partir do começo do ano
que vem.
Detalhes sobre a iniciativa serão revelados durante uma entrevista
coletiva a ser realizada hoje. Um primeiro vislumbre dos planos do
grupo surgiu ontem, no novo site
da organização. A criação da aliança surge exatamente um ano
depois que a Intel e a Sony se uniram para promover uma visão comum
para os bens eletrônicos de consumo.
A organização criada pelas duas empresas, que elas chamaram de
Digital Home Working Group, manteve-se informal, mas conseguiu rápida
expansão, à medida que as companhias passavam a procurar maneiras de
explorar o interesse crescente em conteúdo digital, como música e vídeos,
para uso doméstico. "Compreendemos muito rápido que se todo
mundo fabricasse produtos de padrão próprio, perderíamos uma grande
oportunidade", disse Bob Gregory, um executivo da Intel que é
membro do conselho da aliança.
A despeito dos sucessos iniciais com players portáteis de música
que se conectam a computadores domésticos, a idéia de uma "casa
digital", muito promovida por empresas como a Intel, em geral se
provou uma miragem.
Menos de 6% dos domicílios conectados à Internet têm aparelhos
de som ou consoles de videogame integrados a uma rede doméstica de
computadores, de acordo com pesquisa do Diffusion Group, empresa de
pesquisa de mercado e consultoria sediada em Plano, Texas.
O grupo é formado empresas rivais. Entre os membros estão
Microsoft e Nokia, que travam uma batalha para o desenvolvimento de
softwares para celulares, e IBM e Hewlett-Packard, ferozes
competidoras do mercado de computação. Ao concordarem em padrões,
logotipo e no apoio a eventos para testes de equipamentos de várias
marcas, o grupo espera criar uma importante oportunidade para todos os
seus associados.
Reuters
|