Internet representa 30% das
vendas da GM
SÃO PAULO - Com um volume de
transações de 1,4 bilhão de reais em vendas pela internet, a General Motors
é a maior empresa de B2C do país segundo o levantamento INFO100 sobre o comércio
eletrônico brasileiro.
Pioneira na venda de carros pela
web, a GM começou
sua operação em setembro de 2000 com a venda do Celta. Hoje 30% dos veículos
comercializados pela montadora são frutos de transações virtuais.
Para o CIO da empresa, Mauro Pinto, mais do que
uma comercialização virtual, houve uma mudança de paradigma dentro da GM com
as vendas online. Enquanto no sistema tradicional a montadora manda o veículo
produzido para as concessionárias, na internet a fábrica tem que estar
preparada para atender o pedido do consumidor, seja ele qual for.
Um dos primeiros passos para garantir o sucesso
foi familiarizar consumidores e distribuidores ao novo serviço. Para isso foram
instalados quiosques dentro das revendas. Neles os usuários podiam realizar
suas compras através do site e serem auxiliados pessoalmente por um vendedor.
Como em todo site de e-commerce, a logística
de entrega também foi levada em consideração. Com base em pesquisas de
satisfação, a GM descobriu que o prazo máximo para a entrega de um veículo não
poderia passar de sete dias. Para aumentar a agilidade foram espalhados quatro
centros de distribuição em pontos diferentes do país: Manaus (AM), Suape
(PE), Anápolis (GO), São Bernardo do Campo (SP) e Gravataí (RS). Com esta
estrutura a empresa consegue atender alguns compradores em até 3 dias.
A operação do site www.chevrolet.com.br, que
começou com uma única opção de carro, inclui agora outros modelos como
Corsa, Montana e Astra. Em 2003 foram 70 000 unidades vendidas pela internet.
Deste total, 50 000 foram Celtas.
Estes e outros detalhes sobre as vendas online
da General Motors foram discutidas no Fórum INFO de e-commerce que foi
realizado esta noite no prédio da Editora Abril.
Silvia Balieiro, da INFO
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