Google
lança serviço de busca de livros
O Google lançou hoje uma nova tecnologia de busca que ajudará as
editoras a vender livros na Internet. O mercado apresenta um forte
crescimento dominado pelo grupo de varejo online Amazon.com.
Larry Page e Sergey Brin,
os fundadores do Google, concederão amanhã uma entrevista coletiva para
demonstrar a tecnologia, como parte da feira do livro de Frankfurt, um
importante palco caso o serviço de buscas na Internet pretenda conquistar
os pesos pesados no mercado editorial.
Desde a abertura de seu
capital, em agosto, as ações do Google subiram em mais de 60 por cento.
Há muitas especulações quanto à possibilidade de que o Google esteja
planejando uma nova tecnologia de buscas, e possivelmente um browser, à
medida em que tenta se diversificar e escapar de um modelo de negócios
que depende da venda de publicidade vinculada aos resultados das buscas
dos usuários.
O novo serviço,
conhecido como Google Print, será incorporado ao sistema de busca do
Google. Os usuários poderão ler trechos do livro ao lado da página
regular de resultados de busca. Os trechos oferecerão um link para a
compra do título junto a livrarias online selecionadas.
A Amazon lançou uma
tecnologia semelhante, ainda que desprovida de publicidade, no mês
passado sob o nome A9.com, baseada parcialmente na tecnologia de busca do
Google. Também é possível fazer buscas por livros no site da Amazon.com
diretamente. Um porta-voz do Google na Alemanha desconsiderou na
quarta-feira as questões quanto à posição do Google Print como possível
rival da Amazon.
O porta-voz, Stefan
Keuchel, disse que as duas empresas planejam manter sua aliança de negócios,
e que o Google planeja oferecer links para diversos grupos de varejo
online, entre os quais a Amazon, para os usuários interessados em comprar
um livro.
Keuchel acrescentou que
era cedo demais para prever o faturamento que o serviço renderia, mas a
Amazon afirma que a função de "busca no interior do livro" a
ajudou a vender mais livros.
Reuters
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