Conteúdo
online
Vicente Tardin
Outro dia publicamos no
web insider um texto de Cezar Calligares, diretor de criação de uma
importante agência de propaganda. Segundo o Cezar, a internet brasileira
já está madura o suficiente para receber anúncios de verdade e gerar
negócios.
Isso porque já teríamos
superado fases importantes – primeiro a fase de “estar na internet”
simplesmente, depois aprendemos a desenvolver interfaces mais
consistentes, a organizar conteúdo relevante, a nos organizar
internamente e a encontrar adequação ao negócio.
Mas não é um percurso fácil.
Tudo é muito novo ainda. O profissional de internet precisa entender de
tudo um pouco – ele que normalmente é muito jovem e nunca trabalhou em
outra atividade, ou vem de outras profissões e precisa abrir as portas da
percepção para poder enxergar com o olhar de quem começou ontem.
Tudo isso é para dizer
que este é o tema de um curso que fui convidado a apresentar em Brasília.
Aceitei com prazer porque gosto demais deste assunto, que vivo
intensamente desde o dia que comecei a editar, do zero e sozinho, o site
de notícias IDG Now.
Naquela época nada
estava construído ainda, então foi adotar alguns critérios básicos e
começar. Do início de 1997 até hoje, foi isso o que vivi direto –
escrever todos os dias e publicar imediatamente (férias raras fazem parte
do pacote!). Muitos sites depois, já dá para discutir algumas coisinhas
captadas aqui e ali.
Serão dois dias inteiros
(uma sexta e um sábado) e a idéia é colocar na tela alguns pontos que o
profissional de comunicação que atua na internet precisa compreender
sobre redação, jornalismo online, conteúdo colaborativo, comunidades,
arquitetura da informação, usabilidade, intranets e a função do editor
em sites de empresa e órgãos públicos.
Isto porque encontramos
diariamente novas oportunidades e dificuldades em torno do conteúdo
online onde é importante estar aberto para um conhecimento
multidisciplinar (o plural aqui inclui estudantes e profissionais de
comunicação social, jornalistas, redatores, gerentes de projeto,
arquitetos, designers e quem mais se interessar).
Vamos falar bastante
sobre as melhores práticas para o texto no ambiente online (tenho uma
meia dúzia de pontos que adoro discutir, como formato de títulos, a
importância do resumos, o valor de textos longos e curtos, onde colocar
os links e muitos outros detalhes práticos...).
Vamos falar também sobre
comunidades e conteúdo colaborativo, com dois cases e discussão sobre o
que funciona e o que não funciona. Esta compreensão é muito importante.
Sei que o pessoal gosta
de discutir também especificidades do jornalismo online, então devemos
mesmo olhar pra frente, mas sem perder de vista valores como
credibilidade, reputação, apuração e ética. Dicas práticas também
estão previstas: como lidar com entrevistas por e-mail ou chat, como
citar conteúdo de outros veículos, como enfrentar o perigo do copiar e
colar e como manter um arquivo pessoal organizado. É importante também
avaliar o impacto que a mão dupla da internet trouxe à profissão e a
oportunidade profissional surgida com os blogs.
Se há futuro no
jornalismo gonzo não sabemos exatamente, mas no outro extremo está o
pessoal que trabalha em sites de empresa. Comparados aos profissionais nas
redações, estes podem ter a vida mais regrada e confortável, mas
enfrentam uma apuração tortuosa e muitas etapas antes de poder publicar
alguma coisa, quando é preciso obter a aprovação de meia dúzia de
gerentes.
O profissional de conteúdo,
como dizem alguns, também tem que saber outras coisinhas extras – pelo
menos ter noção suficiente para não fazer bobagens e evitar que os
outros façam. Precisa ter noção do que é usabilidade e arquitetura da
informação, sobre o que falaremos um pouquinho (e de outras
especialidades que significam novas oportunidades profissionais).
O profissional de
comunicação precisa também avaliar coisas que nunca imaginaria, como a
importância de contar com estatísticas de acesso confiáveis, de fazer
com que os mecanismos de busca tragam mais visitas para o site, de
perceber se a interface que lhe é apresentada é boa ou não e ter
bagagem para opinar em assuntos onde não deveria, mas acaba se metendo,
como desenvolvimento e programação, por exemplo. Assunto não vai
faltar. Até lá.
Vicente Tardin é editor do site
web insider click e Conheça!!
|