Portais abrem
espaço para música brasileira
da Folha de S.Paulo
Os brasileiros tem menos opções --na verdade, são pouquíssimas-- de comprar
música via internet em comparação a americanos e europeus.
O mais parecido com as lojas estrangeiras é o iMusica (www.imusica.com.br).
Para adquirir uma faixa, o internauta deve primeiro fazer um cadastro.
O sistema de vendas do site é pré-pago. Feito o cadastro, o usuário precisa
comprar créditos.
O valor mínimo de uma música é R$ 0,99, mas algumas têm preço mais elevado.
Logo, se um usuário tiver crédito de R$ 10, poderá comprar e baixar 10 músicas
e em sua conta restará um crédito de R$ 0,10.
O cadastrado pode optar ainda por comprar música de uma das listas criadas por
terceiros. A lista pode ser baixada na íntegra ou apenas em parte. O preço
varia de acordo com o número total de faixas selecionadas.
Uma boa opção para ouvir música on-line no Brasil ainda são as rádios
mantidas pelos principais portais, como a Rádio UOL (musica.uol.com.br/radiouol),
a Rádio Terra (radio.terra.com.br) ou a Usina do Som (www.usinadosom.com.br).
Atenção, o conteúdo pode ser restrito aos assinantes.
Divulgação
Os músicos nacionais usam a rede como meio de divulgação.
O UOL Personalidades (www1.uol.com.br/person)
traz a opção Música/DJs, que leva a mais de 130 páginas oficiais de músicos
e bandas dos mais diversos estilos.
O site Music On-Line (www.musiconline.com.br)
é um portal que abre espaço para a divulgação de novas bandas.
A gravadora Atração vende CDs em sua loja virtual (www.fastcommerce.com.br/atracao)
com bom destaque para artistas que não têm presença constante na mídia, mas
também há conteúdo ligado a artistas mais conhecidos. Quem quiser mais
informações sobre arquivos MP3, como o que é, como funciona, como criar ou
encontrar na rede, uma boa dica é o site Central MP3 (sombrasil.ig.com.br/centralmp3).
|